Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

Heloisa Tolipan

www.heloisatolipan.com.br

Vinicius de Moraes em filme e show no Brazilian Film Festival, em Nova York

A 12ª edição do evento termina com apresentação de Toquinho no Central Park neste sábado (07)

Se estivesse vivo, Vinicius de Moraes (1913-1980) estaria esta semana fazendo às vezes de uma de suas facetas: a de diplomata. É que, desde o dia 1º, ele cumpre post mortem a função de embaixador do cinema nacional em Nova York, como o grande homenageado da 12ª edição do Festival de Cinema Brasileiro (Brazilian Film Festival), que rola até o próximo sábado (7/6), com direito a exibição, fora da competição, de “Orfeu”, de Cacá Diegues, e “Vinicius”, de Miguel Faria Jr, além de show com Toquinho no Central Park, tudo em função do centenário do Poetinha. O festival é organizado pela Inffinito das irmãs Adriana e Cláudia Dutra + a sóciaViviane Spinelli.

Na programação, filmes que ainda nem estrearam no Brasil ou que acabaram de entrar em circuito, como “Gata Velha Ainda Mia”de Rafael Primot e estrelado por Regina Duarte, e “O lobo atrás da porta”, de Fernando Coimbra, com a presença tanto da protagonista desse, Fabíula Nascimento, quanto de Regina. Ou documentários bacanas, como “Rio de Fé – Um encontro com o Papa Francisco”, documentário sobre a passagem do Papa pelo Rio durante a JMJ, dirigido por Cacá Diegues, e “SeeWhatLook – o que você vê quando olha o que enxerga?”, de Michel Melamed, que terá sua première mundial durante o Cinefest Brasil NY, também  com a presença do diretor. Os dois são hors concours. E, ainda, “Revelando Sebastião Salgado”, grande vencedor do último Cinefest Brasil Londres e primeiro trabalho de Betse de Paula. Ao todo, serão exibidos 9 longas e 12 curtas que irão concorrer ao troféu Lente de Cristal, como melhor do ano na escolha do público.

Vinicius de Moraes: Poetinha em filme e música no Brazilian Film Festival, NY
Vinicius de Moraes: Poetinha em filme e música no Brazilian Film Festival, NY

Paralelo à mostra competitiva, NY oferece um festival gastronômico com iguarias dignas de figurar em uma festa de Babette tupiniquim. No “Brazilian Taste”, realizado em parceria com 13 estabelecimentos da Big Apple, pratos inspirados na culinária brazucas são criados, com direito a acepipes como a feijoada com direito a laranja fatiada e pimenta no Rice N Beans, e o Cantine Parisiense oferece um estrogonofe de carne acompanhado de arroz, couve e banana frita.

A mostra competitiva ocorre do dia 1º ao 6 de junho, no Tribeca Cinemas, enquanto a premiação está agendada para este sábado, assim como o show de Toquinho, que faz parte do projeto City Parks Foundation’s SummerStage in Central Park. A escolha de Toquinho foi feita devido a longa amizade e parceria que ele teve com Vinicius.

Todos os filmes foram escolhidos por uma curadoria e concorrem ao prêmio The Crystal Lens (Lente de Cristal, em português). Os premiados serão escolhidos através do júri popular, composto pela plateia do festival.

Este ano, os curadores são:

Paulo Roberto Mendonça: diretor do Canal Brasil, da GloboSat;

Malu de Martino: diretora. Tem no currículo filmes como “Ismael e Adalgisa” (2001) , “Mulheres Do Brasil” (2006) e “Como Esquecer” (2009). Sua mais recente produção, foi o documentário ” Margaret Mee e a Flor da lua “,lançado em 2012;

Betty Faria: atriz, com performances inesquecíveis em centenas de produções para teatro, cinema e televisão;

E este ano, foi criado o “Curador do Povo”  e no posto temos Isabela Nigro, que não faz parte da indústria do cinema, mas representa o gosto do grande público. Ela é de Cuiabá e trabalha com e-commerce.

Serviço

O que: 12th Brazilian Film Festival of New York

Quando: Filmes: 1 a 6 de junho | Show e premiação: 7 de junho

Onde: Filmes: Tribeca Cinemas (54 Varick Street) | Show e premiação: SummerStage, Central Park (entrada mais próxima: 5ª Avenida com 72)

Quanto: Filmes: $10 (ingressos disponíveis até as 4:00pm do dia da exibição do filme. Ingressos limitados. Recomendado a compra do ingresso antecipado. Venda limitada de passes ($150) para acesso a todos os filmes e área VIP do show e premiação no SummerStage. Ingressos e passes disponíveis no site www.ticketweb.com . Show e premiação: entrada franca (sujeito a lotação)

Website oficial: http://www.brazilianfilmfestival.com

Vendas de ingressos: http://www.ticketweb.com/snl/Search.action?query=BRAZILIAN+FILM+FESTIVAL

 

 

LONGAS-METRAGENS

“Tatuagem”, de Hilton Lacerda

“Gata velha ainda mia”, de Rafael Primot

“O lobo atrás da porta”de Fernando Coimbra

“Primeiro dia de um ano qualquer”de Domingos Oliveira

“Cidade de Deus – 10 anos depois”de Cavi Borges e Luciano Vidigal

“S.O.S Mulheres ao mar”de Cris D’Amato

“Revelando Sebastião Salgado”de Betse de Paula

“A Coleção invisível”, de Bernard Attal

“Mato sem cachorro”de Pedro Amorim

 

CURTAS-METRAGENS

 

“Efeito Casimiro”, de Clarice Saliby

“Graça”de Anna Clara Peltier

“Paleolito”, de Ismael Lito e Gabriel Calegario

“A Queima”, de Diego Benevides

“Lembranças de Maura”, de Bruna Lessa

“A Navalha do avô”, de Pedro Jorge

“Jessy”, de Paula Lice, Ronei Jorge e Rodrigo Luna

“Sylvia”, de Artur Ianckievicz

“Contos da Maré”, de Douglas Soares

“Tubarão”de Leo Tabosa

“Tempo da navalha”, de Guilherme Aguilar and Luiz Ferraz

“O Olho e o zarolho”, de René Guerra and Juliana Vicente

 

MOSTRA ESPECIAL

 

“Orfeu”, de Carlos Diegues

“Vinicius”, de Miguel Faria Jr.

 

HORS CONCOURS

“Rio de fé – um encontro com o Papa Francisco”, de Carlos Diegues

“Seewatchlook – o que você vê quando olha o que enxerga”, de Michel Melamed

 

FICHA TÉCNICA E SINOPSE DOS FILMES

LONGAS-METRAGENS

TATUAGEM

Drama / HD / Cor / 110min / 2013

Sinopse

Brasil, 1978. A ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas. Liderado por Clécio Wanderley, a trupe conhecida como Chão de Estrelas, juntamente com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, ensaiam resistência política a partir do deboche e da anarquia.

A vida de Clécio muda ao conhecer Fininha, apelido do soldado Arlindo Araújo, 18 anos: um garoto do interior que presta serviço militar na capital. É esse encontro que estabelece a transformação de nosso filme para os dois universos. A aproximação cria uma marca que nos lança no futuro, como tatuagem: signo que carregamos junto com nossa história.

Ficha Técnica

Direção: Hilton Lacerda

Roteiro: Hilton Lacerda

Produção: João Vieira Jr., Chico Ribeiro e Ofir Figueiredo

Direção de Fotografia: Ivo Lopes Araújo

Edição: Mair Tavares

Elenco: Irandhir Santos , Jesuíta Barbosa, Rodrigo García, Sílvio Restiffe, Sylvia Prado, Ariclenes Barroso.

Distribuição: Imovision

 

GATA VELHA AINDA MIA

Drama / HD / Cor / 90min / 2013

Sinopse

Gloria Polk (Regina Duarte), uma escritora decadente, velha e amarga, resolve finalmente abrir sua casa e dar uma entrevista a Carol (Bárbara Paz), uma jovem jornalista que mora em seu prédio, para falar de sua volta `a literatura após um longo jejum. Um drama feminino que aos poucos se transforma em um thriller cheio de suspense e com um final inusitado. Gata Velha Ainda Mia é um filme sobre mulheres, sobre as dificuldades de se relacionar, de envelhecer e ainda sobre o enlouquecedor processo de criação dos escritores.

Ficha Técnica

Direção: Rafael Primot

Roteiro: Rafael Primot

Produção: Piloto Cinema e Televisão

Produção Executiva: Alexandre Chalabi, Biba Werdesheim, Chica Mendonça e Daniel Soro.

Direção de Fotografia: Leo Resende Ferreira

Edição: Dácio Pinheiro

Edição de Som: Daniel Turini, Fernando Henna e Rodrigo Ferrante

 

O LOBO ATRÁS DA PORTA

Suspense / HD / Cor / 100min / 2013

Numa delegacia, um homem, sua mulher e a amante dele são interrogados. Arrancados pacientemente pelo detetive, um após o outro, seus depoimentos vão tecendo uma trama de amor passional, obsessão e mentiras que levará a revelações surpreendentes.

Ficha Técnica

Diretor: Fernando Coimbra

Roteiro: Fernando Coimbra

Produção : Caio Gullane and Fabiano Gullane

Direção de arte: Tiago Marques

Direção de fotografia: Lula Carvalho

Edição: Karen Akerman

Elenco: Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabiula Nascimento, Juliano Cazarré, Tamara Taxman, Paulo Tiefenthaler e Thalita Carauta

Distribuição: Imagem Filmes

 

PRIMEIRO DIA DE UM ANO QUALQUER

Comédia / HD / Cor / 81min / 2013

Sinopse

O filme começa com o amanhecer e termina com o último raio de sol que se esconde na montanha durante um dia primeiro do ano numa rica casa de campo nos arredores do Rio. Cruzam-se muitos personagens, todos em crise, enfrentando as mais variadas finitudes e limitações, terminando por ter certeza:  a vida continua e o mundo não vai acabar. Uma comédia comovente e engraçada, um filme panorâmico onde os muitos personagens buscam um sentido para viver.

Ficha Técnica

Direção: Domingos Oliveira

Roteiro: Domingos Oliveira

Produção: Teatro Ilustre Produções Artísticas LTDA.

Produção Executiva: Tereza Gonzalez

Direção de Fotografia: Alexandre Ramos

Edição: Tina Saphira

Elenco: Maitê Proença, Priscila Rozenbaum, Domingos Oliveira, Ricardo Kosovski, Alexandre Nero, Dedina Bernadelli, Orã Figueiredo, Sara Antunes, Clarice Falcão, Clarice Derziè Luz, Tammy Dicalafiori, Duaia Assumpção, Fernando Arze, Guilherme Fiuza, Marcelo Pio, Alexandre Freitas, Teresa Bernadelli, Nina Luz, Ana Vitória Bastos, Júlia Portes, Argus Caruso, Ney Matogrosso

 

CIDADE DE DEUS, 10 ANOS DEPOIS

Documentário / HD / Cor / 70min / 2013

Sinopse

“Cidade de Deus – 10 anos” depois investiga o destino dos atores que participaram do premiado filme, dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund. Este documentário mostra os diferentes resultados, fruto do sucesso mundial do filme Cidade de Deus, na vida de cada um deles.

Será que os atores estavam preparados para o sucesso do filme? Será que a condição social de alguns deles foi mais forte do que a oportunidade que tiveram?

Ficha Técnica

Direção: Cavi Borges e Luciano Vidigal

Roteiro: André Sampaio, Cavi Borges e Luciano Vidigal

Produção: Cavideo Produções, Canal Brasil, Cinema Nosso, Nós do Morro, Berny Filmes e Link Digital

Produção Executiva: Carla Osório e Daniel Barbosa

Direção de Fotografia: Arthur Sherman e Vinicius Brum

Edição: André Sampaio

Elenco: Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Roberta Rodrigues, Jonathan Haagensen, Seu Jorge, Alice Braga, Thiago Martins, Darlan Cunha, Douglas Silva, Rubens Sabino, Felipe Paulino, Renato de Souza, Eduardo Br, Ivanzinho, Bernardo Silva, Michel Gomes, Daniel Zettel, Luis Otávio. Distribuição: Livres Distribuidora Audiovisual

 

S.O.S MULHERES AO MAR

Comédia / HD / Cor / 94min / 2014

Guiada pelos ensinamentos de um livro de autoajuda, Adriana embarca num navio de cruzeiro para reconquistar o ex-marido Eduardo. Mas antes ela terá de arruinar a lua de mel de Eduardo com a estrela de TV Beatriz. Para isso contará com a ajuda da irmã, a imprevisível Luiza, e de Dialinda, uma diarista que sonha casar com um homem rico. Essas três mulheres com nada em comum arrumam muitas confusões a bordo, mas acabam encontrando novos e inesperados rumos em suas vidas. Personagens hilários em cenários deslumbrantes como um luxuoso navio e as cidades de Rio de Janeiro, Roma e Veneza fazem de S.O.S Mulheres ao Mar uma comédia romântica inesquecível.

Ficha Técnica

Diretor: Cris D’Amato

Produção e Produção executiva: Julio Uchôa

Roteiro: Sylvio Gonçalves, Rodrigo Nogueira and Marcelo Saback

Direção de fotografia: Felipe Reinheimer

Direção de arte: Alexandre Meyer

Som direto: Zezé D’Alice

Edição: Eduardo Hartung

Elenco: Giovanna Antonelli, Fabiula Nascimento, Thalita Carauta, Emanuelle Araújo, Reynaldo Gianecchini, Marcello Airoldi, Rodrigo Ferrarini, Theresa Amayo, Flávio Galvão, Sergio Muniz, Carmine Signorelli e Karina Marthin.

Distribuição: Buena Vista International

 

REVELANDO SEBASTIÃO SALGADO

Documentário / HD / Cor / 75min / 2013

Sinopse

Revelando Sebastião Salgado é o primeiro documentário brasileiro sobre um dos mais importantes fotógrafos da atualidade.

Ficha Técnica

Direção: Betse de Paula

Roteiro: Betse de Paula e Juliano Salgado

Produção: Aurora Cinematográfica

Produtores associados: Mapa Filmes e Raiz Forte

Coprodução: Rio Filme e Canal Brasil

Direção de Fotografia: Jacques Cheuiche, ABC

Desenho de Finalização: Dirceu Lustosa

Som Direto: Juliano Salgado

Edição de Som: Virginia Flores

Edição: Dominique Pâris

 

A COLEÇÃO INVISÍVEL

Drama / HD / Cor / 89min / 2013

Sinopse

Para resolver a crise financeira da loja de antiguidades de sua família, Beto se aventura ao interior da Bahia em busca de uma coleção de gravuras raras. Ali ele encontra Samir, o colecionador, e a sua família arruinada pela decadência das plantações de cacau. O encontro o fará mergulhar na sua própria historia familiar e mudar sua visão do mundo.

Ficha técnica

Direção: Bernard Attal

Roteiro: Bernard Attal, Sergio Machado, Iziane Mascarenhas

Direção de Produção: Taissa Grisi

Produção executiva: Diana Gurgel

Direção de fotografia: Matheus Rocha

Direção de arte: Joãozito Pereira

Edição: Karen Harley

Elenco: Vladimir Brichta, Walmor Chagas, Ludmila Rosa, Conceição Senna, Clarisse Abujamra, Frank Menezes, Wesley Macedo, Paulo-César Pereio.

Distribuição: Ondina Filmes

 

MATO SEM CACHORRO

Comédia / HD / Cor / 121min / 2013

Sinopse

Deco (Bruno Gagliasso) é um talento musical desperdiçado que vive jogado no sofá de casa. Até o dia em que conhece dois grandes amores: a linda radialista Zoé (Leandra Leal) e Guto, um cachorro que desmaia toda vez que fica animado. Os três vivem como uma família. Dois anos depois, Zoé dá um pé na bunda de Deco, fica com a guarda do cachorro e de sobra arruma um novo namorado. Deco, revoltado, toma as rédeas da situação e, com a ajuda do primo Leléo (Danilo Gentili), sequestra Guto.

Ficha Técnica

Direção: Pedro Amorim

Roteiro: André Pereira

Produção: Eliane Ferreira e Malu Miranda

Produção Executiva: Lili Nogueira

Direção de Fotografia: Gustavo Hadba

Direção de Arte: Tiago Marques

Edição: Natara Ney e Pedro Amorim

Elenco: Bruno Gagliasso, Leandra Leal, Danilo Gentili, Letícia Isnard, Enrique Diaz, Felipe Rocha e Gabriela Duarte

Distribuição: Imagem Filmes

 

CURTAS-METRAGENS

EFEITO CASIMIRO

Documentário / HD / Cor / 15min / 2013

Sinopse

A história do evento ufológico mais importante- ainda que desconhecido- do Brasil, ocorrido em 1980 no pacato município de Casimiro de Abreu, estado do Rio de Janeiro.

Ficha Técnica

Direção: Clarice Saliby

Roteiro: Clarice Saliby

Produção: Clarice Saliby

Direção de Fotografia: Paulo F. Camacho

Direção de Arte: Carlos Bêla

Edição: Clarice Saliby

Som direto: Beto Ferraz

 

GRAÇA

Drama / HD / Cor / 15min / 2013

Sinopse

Graça é uma atleta de nado sincronizado que tenta superar o seu próprio corpo. Debaixo d’água, ela mergulha no seu mundo interior.

Ficha Técnica

Direção: Anna Clara Peltier

Roteiro: Anna Clara Peltier

Produção: Giulia Setembrino

Produção Executiva: Anna Clara Peltier, Dan Klabin, Giulia Setembrino

Direção de Fotografia: Gustavo Hadba, Lula Cerri

Edição: Marília Moraes

Som direto: Felipe Mussel

Edição de Som: Bernardo Uzeda

Elenco: Laura Miccuci, Deborah Olivieri

 

PALEOLITO

Animação / HD / Cor / 6min / 2013

Sinopse

As aventuras de um homem das cavernas e sua busca diária por comida. No interior de uma caverna o caçador assiste ao despertar do seu aliado PALEOLITO e juntos saem para caçar uma grande e mal humorada Mamute.

Ficha Técnica

Direção: Ismael Lito e Gabriel Calegario

Roteiro: Ismael Lito

Produção executiva: Ismael Lito e Armando Lito

Animação: Ismael Lito, Gabriel Calegario, Tarik Quintans, Gustavo Fukumoto

Direção de fotografia: Ismael Lito e Gabriel Calegario 

Direção de arte: Ismael Lito e Gabriel Calegario 

Edição: Ismael Lito e Gabriel Calegario

Som: Voice Brasil – Lincoln Zane 

Vozes e Direção de Dublagem: Jorge Desttez

 

A QUEIMA

Documentário / HD / Cor / 13min / 2013

Sinopse

No universo mítico que permeia os canaviais, entre sensações e tradições relativas à queima da cana-de-açúcar, nasce a chegada de um personagem misterioso. Nos três dias que antecedem a queima, Macário surge para impedir o fogo.

Ficha Técnica

Direção: Diego Benevides

Roteiro: Diego Benevides e Gian Orsini

Produção: Pablo Maia

Produção Executiva: Diego Benevides e Carol Leal

Direção de Fotografia: Luis Barbosa

Som direto: Gian Orsini

Edição: Marcelo Coutinho

Elenco: Seu Tião, Dona Bola, Gilson Veríssimo, Jéssica Marcolino

 

LEMBRANÇAS DE MAURA

Drama / HD / Color / 16min / 2013

Sinopse

Alice aos oito anos de idade se muda com os pais para casa da avó que sofre de uma doença degenerativa.

Nesse ambiente ela terá que aprender a conviver com essa nova realidade.

Ficha Técnica

Direção: Bruna Lessa

Roteiro: Bruna Lessa

Produção: Bruta Flor Filmes

Direção de Fotografia: Cacá Bernardes e José Marcio A. Marques

Direção de Arte: Aline Leonello e Silmara Faria

Edição: Bruna Lessa e Paulo Marques Junior

Edição de Som: Ana Paula Fiorotto e Guta Roim

Elenco: Berta Zemel, Catarina Jancso, Mariana Senne, Marcos Suchara

 

A NAVALHA DO AVÔ

Drama / HD / Cor / 23min / 2013

 

Sinopse

A vida de José está mudando. Seu neto começa a perceber.

 

Ficha Técnica

Direção: Pedro Jorge

Roteiro: Francine Barbosa e Pedro Jorge

Direção de Produção: Issis Valenzuela

Produção Executiva: Angelo Ravazi e Rubens Rewald

Direção de Fotografia: Otávio Pupo

Direção de Arte: Camila Tarifa

Edição: Pedro Jorge

Edição de Som: Gustavo Zysman Nascimento e Daniel Turini

Elenco: Kauê Telloli, Jean-Claude Bernardet, Sônia Guedes, Luiz Serra, Ester Laccava, Carlos Baldim, Thaís Medeiros, Eliana Bolanho e Fernão Lacerda

 

JESSY

Documentário / HD / Color / 14’50”/ 2013

Sinopse

Jéssica Cristopherry! Assim se chamavam todas as personagens da infância de Paula Lice. Atriz, dramaturga e mulher, Paula conta com o apoio das madrinhas para resgatar Jéssica e realizar o desejo de ser transformista.

Ficha Técnica

Direção: Paula Lice, Ronei Jorge e Rodrigo Luna

Roteiro: Paula Lice, Ronei Jorge e Rodrigo Luna

Direção de Produção: Roberta Martins

Produção Executiva: Amadeu Alban, Paula Lice, Ronei Jorge e Rodrigo LunaDireção de Fotografia: Jerônimo Soffer

Edição: Renato C. Gaiarsa e Rodrigo Luna

Edição de Som: Napoleão Cunha

Elenco: Paula Lice, Aldo Zeck, Bruno Santiago, Jean Carlos Macedo, Luiz Santana, Valécio Santos e Rodrigo Dourado

 

SYLVIA

Drama / HD / Cor / 17min / 2013

Sinopse

Sylvia é uma jovem negra que trabalha como camelô. A maior parcela de seu tempo livre é passada em uma academia de boxe, aonde Sylvia conhece Nathalia, que se torna sua amiga. A relação das duas sofre um abalo quando circunstâncias colocam as garotas de lados opostos da lei.

Direção: Artur Ianckievicz

colunaheloisatolipan@gmail.com

Tags: atores, big apple, Brasileiro, brazilian film festival, cineastas, cinema, cinema nacional, curtas, diretores, estrangeiro, festival, filmes, heloisa tolipan, homenageado, junho, longas, NOVA YORK, programação, toquinho, vinicius de moraes

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.