ASSINE
search button

Confira imagens que falam tudo: o ontem e o hoje do Rio de São Sebastião

No Dia do Padroeiro, o videomaker Vinícius Pereira e a coluna fazem homenagem com fotos do CPDocJB

Compartilhar

Para quem adora um mix espiritual-vida cotidiana, podemos dizer que São Pedro homenageou o amigo São Sebastião com um dia no qual houve um mélange de bênçãos de sol e chuva. Mas, a verdade é uma só, sendo você de qualquer religião ou livre pensador: 20 de janeiro é o Dia do Padroeiro do Rio de Janeiro, santo popular, cujo nome foi dado à cidade. Pela sua bravura, as nossas terras ficaram conhecidas e imortalizadas mundo afora e na História do nosso país como São Sebastião do Rio de Janeiro. Nos livros de escola, a gente aprende também que a lenda diz: na batalha que expulsou os franceses de terras cariocas, a presença do guerreiro São Sebastião foi constatada de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, vitoriosos.

Na minha infância, eu frequentava a Praça do Russel, onde está aquela imagem gigantesca de São Sebastião, que me deixava indagadora por que tantas flechas no corpo sofrido e amarrado em um tronco? Fui ler a respeito. Sebastião nasceu na Itália, por volta do século III e engajou-se no Exército do Imperador Diocleciano, mas, cristão assumido, convertia pagãos ao cristianismo. Interpelado pelo imperador, jamais negou sua fé e foi condenado à morte, amarrado a um tronco e varado por flechas.

Nós, cariocas guerreiros, abençoados por São Sebastião, lutamos por um Rio de Janeiro mais condizente com as eternas belezas da cidade, que vai ter todos os holofotes do mundo voltados para ela, agora mesmo, com a vinda do papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude, sem falar no que vem por aí nos Esportes. E o editor de foto, videomaker e fotógrafo Vinícius Pereira recorreu ao rico acervo do CPDoc do Jornal do Brasil para registrar em vídeo um paralelo entre o ontem e o hoje em imagens incríveis do dia-a-dia dos cariocas de São Sebastião do Rio de Janeiro. Confira:

[email protected]