ASSINE
search button

Para sempre, Tim Maia e Elis: as maiores vozes nacionais de todos os tempos

Confira na revista Rolling Stone Brasil a lista dos 100 maiores cantores da história do Brasil

Compartilhar

Confira também nosso blog

E quem não ama para sempre Tim Maia (1942-1998) e Elis Regina (1945-1982)? O melhor é saber que a Rolling Stone Brasil de outubro listou os 100 maiores cantores da história do Brasil e os dois ainda ficaram nos primeiros lugares. Os 10 primeiros colocados ganharam textos escritos por personalidades da música. E ressalto mais um ponto! Apesar das musiquinhas virais que rolam por aí, o que fica para sempre é gente do quilate de Tim, Elis, Ney Matogrosso, Bethânia, Gal. Ufa! Que alívio.

Eu conheci Tim Maia e adorei o que Seu Jorge disse sobre ele. Aliás, é Seu Jorge quem assina o texto sobre o primeiro colocado: “O timbre de Tim Maia era muito particular e muito pessoal. De grande extensão, ia do grave ao agudo e era marcante, com o sotaque da música brasileira. Você percebe samba, jovem guarda, forró, tudo fundido dentro dessa particularidade de black music”.

No segundo lugar da lista, Elis Regina cantava de tudo e para todos. Considerada uma das maiores intérpretes brasileiras, se aventurou por muitos gêneros como a MPB, o samba e a bossa nova. “Minha mãe, absurdamente inteligente que era, soube ser repórter do seu tempo, de forma sensível, criativa e corajosa”, define a filha de Elis, a também cantora Maria Rita. “A sua compreensão das letras permitia sua interpretação ímpar – e isso também se dá ao seu senso crítico. Ela tinha essa necessidade de cantar, de se entender cantora, de se fazer ouvir, de falar”, afirma.

Além de Tim e Elis, figurões como Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Raul Seixas e Clara Nunes aparecem entre os principais nomes da lista. O ranking também abre espaço para as novas apostas como Céu e Tulipa Ruiz.

Confira os 10 primeiros colocados da lista, e os respectivos autores de cada texto:

1.Tim Maia por Seu Jorge

2. Elis Regina por Maria Rita

3. Ney Matogrosso por Rita Lee

4. Wilson Simonal por Max de Castro

5. Maria Bethânia por Caetano Veloso

6. Roberto Carlos por Marcelo Jeneci

7. Gal Costa por Tulipa Ruiz

8. Caetano Veloso por Ney Matogrosso

9. Clara Nunes por Paulinho da Viola

10. Milton Nascimento por Samuel Rosa

 [email protected]