ASSINE
search button

'Cheias de Charme' chega ao fim resgatando 'honra' das novelas das sete!

Trama fecha sua trajetória com Ibope satisfatório, mas repercussão única nas redes sociais

Compartilhar

Confira também o nosso blog.

Historicamente, a faixa de novelas das sete da Globo tem como principal característica a comédia como fio condutor. Pode perguntar a qualquer telespectador qual traço de personalidade ele espera de um folhetim no horário. No entanto, talvez seja o período mais complicado, dentre a trinca de tramas noturnas da emissora, para se conseguir uma audiência maciça. 

E, justamente por esse motivo, as novelas das sete sempre se mostraram ousadas, criativas e, claro, engraçadas. Obviamente, algumas com sucesso em sua jornada, outras nem tanto. Mas, com o fim de 'Cheias de Charme', fica mais do que clara a ideia de que as novelas das sete precisavam de um resgate de sua 'honra', o que foi devidamente entregue pela história escrita pelos estreantes Filipe Miguez e Izabel de Oliveira.

A internet, mãe de todas as mídias no século 21, foi trabalhada de forma cirúrgica na novela, aliada a um trio de protagonista afinadíssimas: as empreguetes, que ganharam vida e verdade com Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond, levando ao posto de protagonistas elementos da sociedade que sempre estão no limbo dos coadjuvantes. Mas sem soar piegas ou paternalista, o que transferiu ainda mais carisma às personagens. Quem não ficou de olho no Youtube, à espera do clipe das empreguetes?

E o que dizer de Chayene, vilã magistral de Claudia Abreu, mosaico de referências linguísticas e visuais do brega, que, aliás, nunca foi tão hype como hoje (Gaby Aamarantos, intérprete de 'Ex-mai Love', tema de abertura da novela, está aí para provar)? Uma 'curica-mãe' que trouxe à telinha uma megera clássica sem perder a essência popular. E o tom. Ponto para a diretora Denise Saraceni.

Mas, com certeza, os aplausos mais sinceros vão mesmo para Filipe e Izabel, pais desta trama que passou longe de qualquer inovação em sua essência, mescla de comédia pastelão com dramalhão mexicano. 'Cheias de Charme' trouxe novidade em sua linguagem, moderna no sentido de agregar mídias (TV e web) e popular (quiçá, subversiva) ao jogar luz sobre empregadas domésticas que pouco passearam pela cozinha. Penha, Cida e Rosário pouco esquentaram o umbigo no fogão. Isso é revolução, não é mesmo?

Quanto à audiência, 'Cheias de Charme' encerrou sua trajetória com média de 32 pontos (três a mais que sua antecessora, 'Aquele Beijo', de Miguel Falabella), abaixo da média do capítulo de estreia (33) e também dos momentos de pico, em julho, quando chegou a 37. Porém, como uma trama ousada que se preze, a audiência de 'Cheias de Charme' deve ser medida também por sua repercussão na web. E, neste quesito, ela foi imbatível, pode ter certeza.

[email protected]