Jornal do Brasil

Segunda-feira, 28 de Julho de 2014

Heloisa Tolipan

www.heloisatolipan.com.br

Sem inovar, 'Programa da Tarde' cumpre seu papel melhor do que a concorrência

Nova atração da Record supera algumas armadilhas em que caíram 'Encontro' e 'Muito +'

Por Pedro Willmersdorf

Confira também o nosso blog.

Variedades: talvez não haja uma categoria mais genérica na televisão do que essa, capaz de abraçar temas dos mais variados, de moda a política, de saúde pública ao mundo animal, da gastronomia à fofoca sobre a vida das celebridades. E, por ser tão abrangente, esta categoria pode se transformar em um trunfo. Ou em uma armadilha.

O 'Encontro', programa de Fátima Bernardes na Globo, sofre, por exemplo, de um problema estrutural: não há um fio condutor entre as pautas da atração, o que prejudica o ritmo do programa, tornando a tarefa de assisti-lo em uma missão hercúlea, quase impossível. Falta cadência, apesar da desenvoltura satisfatória de Fátima.

Já o 'Muito +', de Adriane Galisteu, também encaixado facilmente na seara de 'variedades', mais descontraído que o 'Encontro', padece de falta de foco: nada é bem resolvido no programa da Band, cujo pecado maior é sua curta duração, o que faz com que qualquer abordagem seja rápida, sem aprofundamento, pueril. Falta tempo, apesar da empatia entre Adriane e seus demais companheiros de 'elenco'.

Britto Jr. e Ana Hickmann: independente da audiência, 'Programa da Tarde' cumpre seu papel de entreter com eficiência
Britto Jr. e Ana Hickmann: independente da audiência, 'Programa da Tarde' cumpre seu papel de entreter com eficiência

Eis que ontem (10), na Record, veio ao ar pela primeira vez o 'Programa da Tarde'. nova aposta da emissora, sob o comando da dupla Ana Hickmann e Britto Jr. (que já havia feito sucesso à época em que apresentava o 'Hoje em Dia', no mesmo canal).

Com o termo 'variedades' também colado em seu rótulo, o 'Programa da Tarde', pelo menos à primeira vista, promete uma fuga das armadilhas que capturaram seus concorrentes: com uma duração digna de um programa que pretende falar sobre os mais diversos assuntos (três horas), Britto, Ana e os demais integrantes do cast da atração (como Ticiane Pinheiro, muito bem na estreia) conseguem cativar o telespectador, deixá-lo se entregar ao que está sendo abordado. Seja uma entrevista emocionante com o humorista Shaolin, seja uma reportagem interessante sobre os atentados às Torres Gêmeas ou a visita de tigres e cachorros, juntinhos, no palco.

Não haverá inovações nas tardes da Record, mas a promessa de um programa que preenche uma faixa de horário importante da TV aberta com a capacidade de atingir seu público com um 'carinho' maior pelo que está sendo exibido já parece ser um belo gol feito pela direção da emissora no jogo duro que é a luta pela audiência.

colunaheloisatolipan@gmail.com

Tags: adriane galisteu, ana hickmann, band, britto jr., encontro, fátima bernardes, globo, heloisa tolipan, muito +, record

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.