Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Heloisa Tolipan

Chico Anysio será enredo no Carnaval do Rio, em 2013!

Jornal do BrasilCom Pedro Willmersdorf

Confira também o nosso blog.

No sábado (23), perdemos Chico Anysio, grande mestre do humor e dono de uma visão ímpar sobre nosso país, nosso povo e nossos pecados. Mas, com a perda do gênio, ganharemos, ao menos, homenagens que nos remeterão à grande figura que foi Chico. E, claro, o Carnaval carioca não ficaria de fora desta ciranda de homenagens que virão aos poucos.

A escola de samba Paraíso do Tuiuti, de volta ao Grupo de Acesso A, já decidiu: Chico Anysio será seu enredo na folia de 2013, sob a batuta do carnavalesco Jack Vasconcelos. Homenagem justíssima da agremiação de São Cristóvão!

E nós, do JB, preparamos também mais um tributo ao humorista, em imagens, sob produção e edição do fotógrafo e cinegrafista Vinicius Pereira. Aperte o play...

E, abaixo, você confere novamente nossa crônica-tributo a Chico... eterno...

Chico Anysio: o mestre do riso, pela primeira vez, nos fez chorar...

Você não precisa dizer que gargalhava com todos os personagens criados por Chico Anysio. Eu mesmo, confesso, não conseguia dar um sorriso de canto de boca ao assistir a vários deles em ação. Com outros, a crise de riso era garantida. Mas o pioneirismo do mestre era pulsante em todos eles, da caracterização ao discurso.

E talvez a palavra 'mestre' nunca tenha sido utilizada de forma tão adequada a alguém como ao nos referirmos a Chico: o legado que o humorista deixa, muito maior do que piadas, diz respeito à versatilidade que qualquer pessoa envolvida no jogo cênico deve buscar. E, quando o assunto é 'humor', então... a versatilidade se torna item básico.

Nunca nos cansamos de Chico por conta de sua multiplicidade de encarnações, sempre embaladas pela roupagem brasileira de tipos característicos, embebidos em doses cavalares de autodepreciação, sarcasmo autocentrado que conferia a ele a capacidade de nos fazer rir de nós mesmos. Do nosso sistema político ao nosso sotaque, sempre com a visão crítica, porém longe do enfado, de um senhor que era Francsico, mas também João, Joaquim, Paulo, Pedro, Maria, Joana, Regina, Beatriz, Heloisa...

Por Pedro Willmersdorf 

(publicado originalmente em 25/03/12)

colunaheloisatolipan@gmail.com

Tags: heloisa tolipan, homenagem, humor, morte, paraíso do tuiuti, sapucaí

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.