Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Heloisa Tolipan

E se nunca mais você pudesse baixar música de graça na internet?

Queremos saber como os projetos de lei SOPA e PIPA afetarão a sua vida

Jornal do BrasilCom Pedro Willmersdorf e Beatriz Medeiros

Confira também o nosso blog.

Há duas semanas, 'sopa' deixou de ser sinônimo de conforto gastronômico quentinho e se transformou no terror dos hard users de internet. Tudo porque o Congresso dos Estados Unidos criou o projeto de lei Stop Online Piracy Act (Pare com a Pirataria Online, em tradução livre), cuja sigla é SOPA, que visa combater a pirataria na internet. Na prática, sites de compartilhamento de conteúdo pirata podem ser tirados do ar e os responsáveis pela divulgação do material podem pegar penas de até 5 anos de prisão. Os gigantes Google, Facebook e Wikipedia também seriam diretamente afetados e já se posicionaram contra o projeto que, apesar de ter sido arquivado, já tirou do ar um dos maiores servidores do tipo, o Megaupload. É o fim dos downloads de filmes, séries e músicas para quem não usa os meios 'legais'.

Se aprovada, a lei SOPA te impedirá de compartilhar as músicas de Florence Welch, por exemplo
Se aprovada, a lei SOPA te impedirá de compartilhar as músicas de Florence Welch, por exemplo

Circulando pelo Summer Soul Festival, fomos ver se os fãs de Florence + The Machine, Bruno Mars & cia estavam por dentro do assunto. O pessoal não só sabia tudinho sobre a polêmica, como a primeira reação era 'não sei o que vou fazer sem as minhas músicas e séries', seguida por um sentimento de indignação. "Acho que essa proposta só seria coerente se o preço dos CDs e DVDs baixasse. Ou então, se fossem criador mais plataformas de compartilhamento pago como o Netflix e a iTunes Store", opinou Juliana Guimarães, de 25 anos.

Na vida de Luiza Agostini, 24 anos, o impacto seria bem maior e mais sério, já que ela trabalha diretamente com conteúdo online. "Acho um absurdo ser afetada por esse projeto de lei que nem daqui é e vai praticamente impedir o meu trabalho", disse.

Assim como os executivos das grandes companhias de internet, como o Google e o Facebook, Matheus Frazão, de 23 anos, acha que as medidas dariam fim à liberdade de expressão online. "Tudo isso acabaria com o sentido da internet, que surgiu baseada no compartilhamento de informação", comentou. 

Essa sopa está quentinha e com pitadas de censura.

Tags: censura, CONGRESSO, Estados Unidos, Facebook, Google, heloisa tolipan, lei, projeto, sopa, stop online piracy act, wikipedia, YouTube

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.