ASSINE
search button

Secretaria de Proteção às Mulheres desmente que teria pedido à Globo para banir 'Valéria & Janete'

Informação divulgada por vários veículos nesta quinta-feira (06/10) é rechaçada pelo departamento do Governo, que, ao mesmo tempo, apoia o debate sobre o assunto

Compartilhar

Confira também o nosso blog.

Mais polêmica envolvendo a imagem da mulher em programas televisivos: a Secretaria de Proteção às Mulheres divulgou, agora há pouco, um comunicado em que desmente qualquer informação sobre um suposto pedido à direção da Rede Globo para que esta retirasse do ar o quadro com as personagens 'Valéria & Janete', no 'Zorra Total'.

Confira abaixo o documento, na íntegra:

"Nota sobre quadro do programa Zorra Total da TV Globo

Noticias divulgadas nesta quinta-feira, 6, por vários veículos nacionais de comunicação, informam sobre um hipotético pedido desta Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM), dirigido à Rede Globo de Televisão, para que retire do ar um dos quadros de humor do programa Zorra Total.

A Secretaria esclarece que em nenhum momento dirigiu qualquer solicitação desta natureza para a emissora de televisão.

No dia 29 de setembro, a sub-secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, enviou uma nota de apoio à Secretaria de Assuntos das Mulheres do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, que protestavam contra o referido quadro do programa.

Em Carta Aberta à População de São Paulo, as trabalhadoras do Metrô afirmaram que o quadro, que apresenta as personagens chamadas Valéria e Janete, banaliza o assédio sexual, problema enfrentado com frequência por mulheres que utilizam o transporte público coletivo.

Na nota, a secretária afirma: "Parabenizamos a iniciativa e endossamos a necessidade de debater e ações como esta, que visam desconstruir discursos de uma cultura que, até mesmo camuflada de humor, perpetua a violência simbólica contra as mulheres".

É prática da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, desde a sua implantação, se solidarizar com manifestações que contestem todas as formas de banalização da condição da mulher.

A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres reafirma a importância deste debate, e de forma especial nos meios de comunicação de massa, pois eles são importantes instrumentos de formação da sociedade."

[email protected]