ASSINE
search button

Sal, mar e Jazz

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival começa e transforma a cidade em uma New Orleans al mare

Compartilhar

Confira também o nosso blog.

A 9ª edição do Rio das Ostras Jazz e Blues Festival começou ontem, 22 de junho, com casa cheia. O ponto alto da noite foi quando a Igor Prado Blues Band subiu ao palco montado na Costa Azul. A participação mais que especial de Bryan Lee fez com que o público fosse ao delírio e acabou culminando com cinco pedidos de bis.

Igor Prado é um guiarrista apaixonado por blues tradicional e West Coast Swing, estilo que mistura o blues com elementos do jazz dançante dos anos 40. A média de idade da banda, de apenas 26 anos, muitas vezes surpreende o ouvinte pela qualidade e maturidade do som que ela proporciona. Além de Igor, o baterista, Yuri Prado (irmão do guitarrista), o baixista Rodrigo Mantovani e Denílson Martins, no saxofone barítono, completam o time. 

Bryan Lee é queridinho de um ícone da música internacional: Eric Clapton. Para ele, Lee é o melhor bluesman que já ouviu. Atualmente, com mais de dez álbuns na bagagem, ele é considerado uma referência no blues contemporâneo. Deficiente visual desde seus oito anos, devido a uma doença congênita, seu interesse por blues e rock surgiu na década de 50 com a descoberta de artistas como Elmore James, Albert King e Albert Collins. Mas foi apenas nos 70's que Bryan Lee lançou seu primeiro álbum, Beauty isn’t always visual. Em 1982 mudou-se para New Orleans, onde se tornou frequentador assíduo das apresentações na Bourbon Street, no French Quartier, a parte mais antiga e famosa da cidade.

Além deles, tocaram também na abertura oficial a Orquestra Kuarup, Orleans Street Jazz Band e Plataforma C, todos no palco da Costa Azul. A banda Expresso Santiago também se apresentou, mas tendo o palco da Praça São Pedro como cenário, às 17h.