ASSINE
search button

Inez & Vinoodh: fotografia, arquitetura e feijoada

Em conversa pelos corredores do prédio da Bienal de SP, descobrimos uma paixão a mais do casal de fotógrafos Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, autores da expô que ilumina esta SPFW.

Compartilhar

Quem entra com pressa no prédio da Bienal dá de cara com uma armadilha para o atraso: a exposição de fotografias da dupla holandesa Inez van Lamsweerde & Vinoodh Matadin. Os apressadinhos devem escolher bem por qual dos corredores passarão para não perderem a hora de entrar na sala de desfiles porque se encantaram com certa foto do Sean Penn, Hilary Swank ou as dezenas de imagens de Kate Moss. A vinda das 286 fotos do acervo da dupla para terras brasileiras faz parte da programação do ano da Holanda no Brasil, mas Vinoodh não precisou de motivos para vir aqui antes.

“Já conheci o Rio, a Bahia e a cidade de Manaus, mas isso foi há 25 anos. Certamente muita coisa mudou”, disse, ao lado da mulher e parceira no trabalho, Inez, e do tio dela, Eugène van Lamsweerde, que incrementa as fotografias com esculturas que saem das telas.

Na cidade de São Paulo, é um outro tipo de escultura que encanta Inez. “A arquitetura daqui é maravilhosa! É impressionante como vocês conseguem misturar o traço moderno com o mais antigo e a natureza, tudo ao mesmo tempo e de um jeito harmônico. E eu também não imaginava que a cidade fosse tão grande”, nos revelava, sendo complementada pelo marido, em seguida. “Estar em uma construção do Niemeyer é um prazer enorme!”.

Mas não foi só a arte feita de concreto que encantou os artistas de detrás das lentes: a nossa culinária, principalmente a abundância de carne que temos por aqui, os fazia salivar só de lembrar. “Estou apaixonada por farofa, feijão preto e carne, claro. Ah, e de sobremesa, pudim!”.

A dupla vai arrumar as malas de volta para casa essa semana, mas as fotos, de diversos tamanhos, ficam em exposição aberta ao público no prédio da Bienal depois da São Paulo Fashion Week, de 19/06 a 03/07. Mas fiquem tranquilos porque a despedida do casal tem gostinho de até logo. “Queremos voltar, claro. E para fotografar! Esperamos que mais oportunidades como essa apareçam e viremos preparados com nossas câmeras!”, apostou Inez, só para nos deixar mais ansiosos.

Com Pedro Willmersdorf