ASSINE
search button

Sombra perigosa no horizonte

Compartilhar

Ao menos nesse início de Copa, a Alemanha não passa de uma pálida sombra daquele timaço que humilhou o Brasil no Mineirão e conquistou o título no Maracanã. No jogo de ontem, com a Suécia, foi para o intervalo perdendo por 1 a 0, resultado que a eliminava do Mundial. Aos trancos e barrancos, foi para a frente, criou várias oportunidades e conseguiu uma virada épica, já nos instantes finais dos acréscimos. Agora depende apenas de uma vitória sobre a Coreia do Sul para garantir a vaga. Barbada. 

Se acabar em segundo (o que acontecerá caso o México derrote os suecos, ou a Suécia vença com uma diferença de gols superior à que os alemães deverão fazer contra os coreanos), são grandes as possibilidades de enfrentar a seleção brasileira, já nas oitavas de final. O duelo poderá ocorrer também caso a situação se inverta: os alemães consigam acabar em primeiro e os brasileiros em segundo. 

Seja como for, prefiro que essa revanche dos 7 a 1 fique mais para a frente, ou nem ocorra, na Rússia. Apesar de também não ter brilhado nas duas rodadas iniciais, acho que o Brasil começou melhor que a Alemanha. Mas após o triunfo heroico de ontem, não duvido nada que os campeões mundiais disparem uma tremenda goleada nos coreanos e se encham de moral daí pra frente. E, independentemente disso, com a tradição que têm, serão sempre adversários dificílimos. Se for possível, melhor evitá-los.

PÉSSIMA NOTÍCIA 

A entrada de Douglas Costa, no intervalo da partida contra a Costa Rica, transformou a seleção brasileira. Tudo levava a crer que ganharia a vaga de titular e acertaria nosso ataque, que até então atuava meio torto, concentrando as principais jogadas pela esquerda, com o trio Marcelo, Neymar e Phillippe Coutinho. Ontem, porém, veio a ducha de água gelada. Ele sofreu um estiramento muscular e não poderá jogar nas próximas rodadas. Com sorte, se chegarmos lá, talvez volte na semifinal ou na final. 

Costa é um jogador que sofre com repetidos problemas musculares. Em seis convocações acabou cortado por causa deles. Até mesmo nessa última, para o Mundial, apresentou-se machucado, mas a comissão técnica resolveu investir nele, por causa das inegáveis qualidades técnica e física. Pelo visto, a aposta deu errado. 

O lado direito do ataque brasileiro voltará a depender de Willian que parece sentir o peso da camisa, pois ainda não fez nem sequer uma partida brilhante em Copas do Mundo (foi mal nas duas primeiras rodadas e também em 2014). Será que vai desencabular contra a Sérvia?

FLAMENGO 

Uribe, com 30 anos? Mais um colombiano? A solução para a camisa 9 está na Gávea e chama-se Vitor Gabriel. Esse Centro de Inteligência do Flamengo é dose...