ASSINE
search button

Vitória como time pequeno

Compartilhar

Tal como já tinha feito contra o River Plate, no Monumental de Nuñez, o Flamengo foi ao Independência enfrentar o Atlético Mineiro, jogando como time pequeno. Atarrachou os laterais no seu próprio campo, recuou Everton Ribeiro para atuar como auxiliar de Rodinei, prendeu Lucas Paquetá como volante e limitou as ações ofensivas a bolas lançadas a esmo para Vinícius Jr., que sequer tinha apoio na luta insana contra os diversos marcadores que o cercavam. Numa delas, aos 34 minutos do segundo tempo, deu certo. E o moleque arrancou do seu campo, levou vantagem sobre o marcador e, na saída de Vitor, tocou para Everton Ribeiro apenas empurrar para o fundo da rede. 

A vitória devolveu a liderança do campeonato ao Flamengo. E, além de Vinicius Jr., destacaram-se os jovens Léo Duarte e Thuler, que ganharam todas as disputas na área, e Diego Alves, autor de duas grandes defesas, garantindo três pontos importantes, mas que não podem esconder uma verdade: o DNA rubro-negro não é de time pequeno. E não será sempre que o seu garoto mais talentoso garantirá o gol salvador em jogos como os de ontem, nos quais foi pressionado os 90 minutos e levou ainda duas bolas no travessão. 

CR7 x Neymar 

A enigmática declaração de Cristiano Ronaldo, após a conquista do tricampeonato da Liga dos Campeões (“Foi muito bonito jogar no Real), começa a esclarecer o interesse do milionário clube merengue em Neymar e, principalmente, a disposição do brasileiro de aceitar a transferência que, num primeiro momento, soava estranha pelo fato dele se dispor a voltar a dividir os holofotes com um sempre fortíssimo candidato a melhor do mundo – não custa lembrar, foi para sair da sombra de Lionel Messi que o camisa 10 do Brasil deixou o Barcelona. 

Especula-se um possível retorno do CR7 para o Manchester United, de onde saiu para brilhar no Real Madrid, mas seja para onde for, se a saída for confirmada, o único empecilho para a chegada de Neymar ao Santiago Bernabeu passará a ser o dono do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Ghanim Khelaïfi , que já disse só aceitar liberá-lo antes do final do contrato (que termina em junho de 2022), se, antes, ele levar o clube francês à conquista da Liga dos Campeões. Detalhe: não há multa rescisória, portanto, se Florentino Perez, presidente do Real, quiser contratá-lo, terá que negociar datas e valores diretamente com Khelaïfi. 

No mundo do futebol, a vontade do jogador costuma prevalecer. É nisso que estão apostando Florentino e Neymar pai. Mas também é conhecida a forte resistência dos dirigentes do mundo árabe àquilo que os contraria. Fica a minha sugestão de uma troca de CR7 por Neymar. Todos sairiam ganhando, não? Basta convencer o português.

 Maldade dos deuses da bola 

A contusão do excepcional atacante egípcio Mohamed Salah, ainda no primeiro tempo da final da Liga dos Campeões, estragou a decisão em Kiev. Sem ele, o Liverpool perdeu sua principal peça ofensiva e, apesar da aplicação tática e do espírito de luta dos comandados de Jürgen Klopp, os ingleses não tiveram como evitar a derrota diante do Real Madrid – ainda mais com duas falhas grotescas de seu goleiro alemão, Loris Karius, que viveu uma jornada digna dos piores momentos do ex-rubro-negro Alex Muralha. O único gol em que ele não falhou foi o segundo, marcado por Bale, numa bicicleta espetacular, após cruzamento de Marcelo.

 Resta agora a torcida para que o “faraó” Salah possa disputar a Copa da Rússia. Ele saiu de campo chorando muito de dor e com suspeita de fratura no ombro esquerdo. Acho improvável que se recupere a tempo. 

O Pedro vai te pegar 

Quando saiu do Fluminense, Fred disse que seu substituto já estava nas Laranjeiras. Era o garoto Pedro, cria de Xerém e artilheiro nas divisões de base. Não levaram fé e contrataram Henrique Dourado que, ao menos no ano passado, deu conta do recado. Com a saída do Ceifador para o Flamengo, no início do ano, os dirigentes das Laranjeiras foram atrás de Kléber, o velho e problemático Gladiador. Para sorte dos tricolores, a negociação melou e a camisa sobrou mesmo para o jovem centroavante que, jogo após jogo, prova seu valor. 

Marcou mais dois gols, ontem, na vitória sobre a Chapecoense (3 a 1) e saiu de campo sob o forte coro de “o Pedro vai te pegar” – adaptação do mesmo canto com que a torcida saudava o artilheiro Fred que, no final das contas, era quem tinha razão. 

LeBron x Celtics

 Ele marcou 46 pontos e, uma vez mais, ganhou o jogo para os Cavaliers de Cleveland (placar final 109 a 99). Hoje acontece o sétimo confronto da final da Conferência Leste, o último, e o duelo será em Boston, casa dos Celtics, que nessa série venceram todas as partidas disputas como mandante. Será LeBron James capaz de conseguir mais essa façanha? Imperdível. A partir das 21h30mins, na ESPN HD.

Barulho 

Quando jogava no Mônaco, o lateral Maicon tirava onda com seus colegas de seleção: 

- A janela da minha sala é bem em cima da Rascace, a curva mais famosa do circuito da Fórmula-1, no GP de Mônaco – gabava-se ele. 

E um gozador, de bate-pronto: 

- Deve ser meio barulhenta essa sua sala, hein?