ASSINE
search button

Poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade será o homenageado da Flip 2012 

Compartilhar

O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade será o homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty no ano que vem. A informação é da organização do evento, que anunciou neste domingo que o escritor é o nome ideal para comemorar os dez anos da Flip. A sugestão foi feita pelo atual curador do evento, Manuel da Costa Pinto.

 Sobre o balanço do festival de 2011, que termina hoje, Manuel destacou a presença dos escritores João Ubaldo Ribeiro e James Ellroy, pela interação com o público. Também elogiou a mesa do quadrinista Joe Sacco e do escritor português walter hugo mãe, que emocionou a platéia.

 “É engraçado que os portugueses foram os que proporcionaram os momentos de maior comoção da Flip nos últimos tempos”, disse, em referência à presença do escritor António Lobo na edição de 2009.

 Segundo Manuel, outra marca que estará presente nas próximas edições é a discussão de cunho urbanístico e arquitetônico, tema que foi explorado na mesa da manhã deste domingo com o músico David Byrne, que tem projetos de urbanismo sustentável.

 Segundo a estimativa da organização de eventos, passaram pela Flip cerca de 25 mil pessoas nestes últimos quatro dias. Um dos projetos mais elogiados pelos organizadores foi a criação de um passeio público junto ao canal, que revitalizou uma área da cidade que antes tinha pouco acesso.

 “Pudemos fazer a expansão do evento e revitalizar o lado da cidade que tinha menos vida, preservando a parte histórica para as pessoas vivenciarem as manifestações culturais”, afirmou Mauro Munhoz, diretor-presidente da Casa Azul.

 Para a presidente da Flip, Liz Calder, o novo espaço melhorou ainda mais a sensação de “intimidade” com a cidade. Liz também destacou como positivas a presença de novos autores no evento.

 “Uma coisa que foi muito inspiradora foi a ideia de reunir mais escritores da América do Sul e da América Latina”, concluiu.