Fashion Rio anuncia as cores para o inverno 2013
Os lançamentos da moda para o inverno de 2013, vistos nos desfiles do Fashion Rio, que se realiza até sexta-feira no Pier Mauá, acrescentam algumas opções à sobriedade da alfaiataria e dos looks em preto e branco sugeridos pelas coleções desfiladas em São Paulo.
O dia começou no elegante ateliê de Bianca Marques, em Ipanema, com bufê de Madeleine Saade e vestidos com estampas inspiradas nas obras de Wassily Kandinsky. Bianca faz sucesso nas vendas por atacado, principalmente nos pretinhos nada básicos, com bordados e aplicações. Para o inverno, redescobriu um antigo ponto de crochê, que usou em cardigãs de fios tingidos ecologicamente, sem desperdício de água.

Já no Pier Mauá, a equipe do OEstudio apostou em trabalhos de tecidos resinados e boas malhas com pregueados assimétricos. O colorido começou mais forte na coleção da Sacada. Conjuntos de vestes cinturadas e saias de pregas costuradas em azul-Bic, amarelo ou laranja, calças justas de laminados e suéteres em mohair combinaram com escarpins de salto sabrina, voilettes e bolsas de agarrar, em tecidos estampados.

Azuis e verdes também pontuaram as Filhas de Gaia, grife da dupla Renata Salles e Marcela Calmon. Os modelos, baseados em assimetrias e duplicidades, têm maxigolas, derivadas de capuzes e metades diferentes - manga de um lado só, drapeado cortado, cores diferentes de cada lado das roupas. Os sapatos estilo boneca com três fivelas, de Jorge Bischoff também se destacaram. Muitos desfiles contaram com a complementação de sapatos de salto fino e alto, mais meias soquetes rendadas - a meia-calça ficou de fora do próximo inverno. Em compensação, várias marcas acrescentaram luvas aos looks!

Na Ellus 2nd Floor o colorido ficou esmaecido. São tons doces de rosa, azul e amarelo, em calças e tops de mangas acopladas, em tecidos dublados, armados; vestidos curtos e retos, com golinhas brancas e, tanto na linha feminina como na masculina, os suéteres de tricô são de fios grossos e nas mesmas cores doces das roupas.
O segundo dia de Fashion Rio acabou com a top Jeisa Chiminazzo, que quase não conseguiu chegar, porque vinha de Nova York e os vôos não decolavam, devido ao furacão Sandy. Na moda da Espaço Fashion, que contratou Jeisa, cartas de tarô e quadriculados em saias longas ou curtas, em camadas, e vestes de couro de ovelha perfurado. A sorte foi o tema, desenvolvido em jeans manchados, azuis, violetas e branco, muito branco, nos couros. Quem disse que inverno não combinava com branco?
Hoje, sexta-feira, último dia do Fashion Rio, desfilam a linha masculina da R. Groove; As cariocas Nica Kessler e Andrea Marques, a grife mineira Patachou e as jovens Coca-cola Clothing e Ausländer, que encerra o evento.
