Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Estilo Iesa

 Sonia Braga foi a estrela da noite de sexta-feira nos desfiles de São Paulo 

Marca de moda praia de luxo buscou inspiração em musas brasileiras e convocou a atriz de novelas de sucesso e filmes como A Dama do Lotação 

Jornal do BrasilIesa Rodrigues

Sonia Braga tem mais de 60 anos, mede 1,60m e seus cabelos são crespos e pretos. Muito diferente do padrão das modelos, as jovens esguias de 1,80m e cabelos louros. Mas foi a atriz que ficou famosa pelos papéis de Gabriela e na novela Dancing Days e pela personagem sensual do filme Dama do Lotação, que causou sensação no final do desfile da Adriana Degréas, designer da marca de moda praia paulistana em versão luxo. Antonia Frering, agora também atriz, abriu o desfile, com longo de seda branca estampado com folhas de costela-de-adão. Na coleção, destacaram-se os biquínis de brocado verde e as estampas do tema Tropical Chic, com penas, orquideas, folhas de bananeira e gravuras do alemão Erkhout. No final, Sonia Braga entrou dançando e gesticulando, interpretando as palavras da música Tigresa, na voz de Caetano Veloso. A platéia delirou.

Coletes de pescador na coleção masculina de Alexandre Herchcovitch
Coletes de pescador na coleção masculina de Alexandre Herchcovitch
Sonia Braga fez sucesso na passarela da moda
Sonia Braga fez sucesso na passarela da moda

Manhã de estilos – antes, pela manhã, dois designers mostraram fidelidade aos seus próprios estilos. Alexandre Herchcovitch fez uma linha masculina a partir de trajes de caçadores e pescadores, com casacos cheios de bolsos, calças cáquis, redes usadas como mantas. Mesmo sendo pesado para o verão, conquistou a platéia pela beleza das peças. Em seguida, o pátio do Museu da Escultura recebeu o chique balneário nostálgico da Neon, de Dudu Bertholini e Rita Comparato. Modelos faziam poses antigas, usando calças capri de seda, kaftans estampados e cestos de vime nas cabeças, como chapéus.

Outra coleção masculina, da V. Rom, com inspiração vampiresca, sugeriu ternos em patchwork de estampas indianas, looks brancos de bermudas, blusões e coletes telados. A Ellus mostrou a seleção de calças e vestes em amarelos e cáquis – o amarelo-lima, muito visto na São Paulo Fashion Week. Estampas xadrezes e de florestas foram usadas em regatas mais longas na parte de trás, com belo efeito no palco circular montado nos jardins do Ibirapuera.

Camisas e paletós em patchwork de estampas, na V. Rom
Camisas e paletós em patchwork de estampas, na V. Rom

Moda autoral – o evento celebra 15 anos, e alguns participantes fazem parte da agenda desde o início. O paraense Lino Villaventura, baseado no Ceará, é um deles, e tem brilhado ao longo das 30 edições graças ao talento de modificar tecidos e fugir de qualquer lugar-comum da moda, sem sair das tendências. A onda dos lenços foi interpretada como um trabalho de sedas e organzas nervuradas, presas com broches preciosos, ou com entremeios de renda e saias rodadas pretas. Outro integrante veterano, Fause Haten, já fez belos desfiles e inovou em jeans bordado, fez vestidos de plumas, bolsas, vendeu a marca, voltou como cantor, lançando belas bolsas e hoje optou por uma performance que pode ser prévia de um livro: leu textos sobre uma menina chamada Clarissa, enquanto as modelos, de olhos vendados, eram levadas pela sala, exibindo vestidos curtos e longos, em rosa, verde, branco, ao som de caixinhas de música.

O sérvio Andrej pareceu mais à vontade com o vestido de seda e fez poses para os fotógrafos
O sérvio Andrej pareceu mais à vontade com o vestido de seda e fez poses para os fotógrafos

Tags: moda, spfw, verào 2011/12

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.