Pedro Lourenço apresenta coleção Resort em desfile restrito em São Paulo
Filho de estilistas famosos, aos 20 anos prova que tem brilho próprio e muita técnica
Pedro Lourenço merece ser considerado o menino prodígio da moda internacional. Desde pequeno frequentava os desfiles dos pais, Reinaldo Lourenço e Gloria Coelho. Quando adolescente, produziu e desfilou algumas coleções, influenciado por outros jovens da moda européia, como Nicolas Ghesquiere, estilista atual da Balenciaga. Agora, compete no mesmo pique com os criadores que se apresentam em Paris e Nova York, e com 20 anos e duas coleções apresentadas para a imprensa e compradores internacionais recebe elogios e o mais importante: vende bem suas propostas.
Como na economia mundial nenhum mercado pode ser desprezado, Pedro investe no Brasil. Nesta semana de desfiles da São Paulo Fashion Week, no lugar dos desfiles tradicionais, preferiu apresentar pessoalmente a coleção Resort no Baretto, bar do hotel Fasano, para pequenos grupos de jornalistas. “Fala-se muito de mim, do meu nome, mas quase ninguém sabe como é a minha roupa”, começou, acrescentando que é tímido. Chamou as modelos uma a uma, explicando os detalhes de fechos banhados a ouro, as estampas de palmeiras assinadas por Lelli de Orleans e Bragança, as araras e tucanos que são estampas em painéis centrais nos vestidos e invadem as laterais dos modelos, em uma técnica artesanal de recorte, “que leva meio dia para ficar pronta”, o tecido feito de palha e papel, com fios de lã ou algodão coloridos, “da mesma tecelagem que faz para a Alta Costura francesa”, a pesquisa de modelagem que eliminou as pences, aumentando as cavas, “pence é demodê”, e o uso de couro natural frances e o nacional, a lona coberta por látex, feita por índios na Amazônia, conhecido como couro vegetal.
Pedro estourou no noticiário internacional com apenas dois desfiles em Paris. Acaba de lançar e vender para marcas como a Brown´s de Londres esta mesma coleção Resort em Nova York. Lady Gaga adorou e escolheu um de seus vestidos para seu guarda-roupa antenado. No Brasil, vende em 25 multimarcas, no Rio o endereço é a Dona Coisa, no Jardim Botânico. Sorte, uma boa assessoria internacional, o fato de ser filho de dois estilistas famosos – há quem atribua o sucesso a estes fatores. Na verdade, Pedro Lourenço é inteligente, passa uma paixão pelos detalhes técnicos da moda e tem talento criativo.

