ASSINE
search button

"Neymar é meu jogador chave, é evidente", diz Tuchel

Compartilhar

O técnico alemão Thomas Tuchel garantiu que Neymar será o jogador chave do Paris Saint-Germain, neste sábado, na véspera da partida de estreia da equipe na Ligue 1 contra o Caen.

Perguntado se construiria o time em torno de Neymar, Tuchel respondeu sorrindo: "é complexo".

"É totalmente claro que é meu jogador chave. É um dos melhores jogadores do mundo. É também um artista, um jogador criativo. Para jogadores assim, é às vezes mais fácil não colocar pressão, é muito importante", afirmou o treinador alemão em coletiva de imprensa.

"Existem várias formas de ser um líder. Ney, na minha opinião, é nosso líder quando está feliz, contente pelo fato de ser feliz com seu jogo, com sua criatividade. E por ser uma inspiração para os demais na hora de assumir riscos", acrescentou.

Contratado por 222 milhões de euros na temporada passada, o brasileiro de 26 anos não conseguiu fazer o PSG superar as oitavas de final da Liga dos Campeões, apesar de ter feito boa temporada na Ligue 1. Foram 19 gols e 13 assistências.

"Ao mesmo tempo, existem outras pessoas no time que são responsáveis na defesa, na estrutura. Mas esse não é seu trabalho. Para mim, não existe só um líder que deva assumir todo o peso em suas costas. Mas Neymar é certamente um deles, é evidente", garantiu Tuchel.

Habituado a jogar pelo lado esquerdo do ataque, o brasileiro foi escalado como centro-avante na Supercopa da França contra o Monaco (4-0) ao entrar em campo. Mas o técnico alemão descartou a função na temporada.

"Era uma boa opção para esse jogo, porque só tinha feito dois treinamentos e era mais intenso jogar pelo lado esquerdo do que pelo meio. Ele não parava de me dizer 'quero jogar, quero jogar', então eu disse 'pode jogar uns minutos, mas não como ponta".

yk/sha/iga/pm/fa