ASSINE
search button

Flamengo recebe o São Paulo para melhorar seu retrospecto pós-Copa

Compartilhar

Para a maioria dos torcedores, o fim da Copa do Mundo e a volta à realidade dos clubes é uma experiência traumática. O Flamengo, no entanto, oferece um futuro mais promissor aos rubro-negros. A equipe do agora efetivado treinador Maurício Barbieri é lider isolada do Campeonato Brasileiro, com 27 pontos, e entrou nas férias do Mundial com nove jogos de invencibilidade. No retorno, hoje, às 21h45m, o Maracanã estará cheio para o confronto direto com o terceiro colocado São Paulo, quatro pontos atrás do Flamengo. 

“A sequência vinha sendo desgastante. Treinamos variações, mas não se reconstrói uma equipe em um mês. Chegamos mais fortes, mas o campeonato agora é diferente. As equipes se reformularam. O Flamengo precisa continuar jogando muito bem para seguir nesse caminho”, ressaltou Barbieri.

Sem Vinícius Júnior, que já treina com o Real Madrid, Marlos Moreno assumirá a ponta esquerda. A principal dúvida está no centro de ataque. O Flamengo aguarda uma confirmação da CBF para escalar Guerrero, que está sob efeito suspensivo provisório concedido pelo Tribunal Federal de Lausanne e avalizado pela Fifa. A tendência é que o centroavante Fernando Uribe, principal reforço desta janela, comece jogando. 

Nos últimos anos de Copa do Mundo, o rubro-negro teve poucos motivos para se empolgar no retorno ao Brasileiro. Em 2006, o time de Ney Franco emendou quatro derrotas consecutivas depois do Mundial da Alemanha. A torcida nem se importou, afinal o Flamengo conquistou a Copa do Brasil nesse mesmo período. 

Há oito anos, a queda foi vertiginosa. Tumultuado pela prisão de Bruno, o clube chegou a vencer duas partidas, só que depois amargou uma sequência de dez jogos com apenas sete pontos. Em 2014, a paralisação forçada veio em ótimo momento, pois o Fla estava na vice-lanterna. Com mais duas derrotas posteriores, foi parar na lanterna, mas se recuperou com seis vitórias em sete rodadas. 

Flamengo: Diego Alves, Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Rômulo, Éverton Ribeiro, Lucas Paquetá, Diego e Marlos; Uribe (Guerrero). São Paulo: Sidão, Militão, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Jucilei, Hudson, Rojas, Nenê e Everton; Diego Souza. Juiz: Paulo Roberto Júnior (PR).