ASSINE
search button

Começa a era de Cristiano Ronaldo em Turim

Compartilhar

A Juventus e Turim receberam calorosamente o astro português Cristiano Ronaldo, nesta segunda-feira, que chegou à cidade um dia antes do previsto para assinar contrato com o campeão italiano.

Ao chegar à sede da Juve para realizar exames médicos, Cristiano foi recebido por centenas de torcedores que pediam: "Ronaldo, traga a Liga dos Campeões".

"É uma grande emoção. É o melhor jogador do mundo, nunca teria imaginado", declarou à AFP o jovem torcedor Fabio. "É um sonho", exclamou outro torcedores atrás dele.

A princípio, CR7 deixará a cidade para continuar suas férias. Segundo a imprensa italiana, Ronaldo não se juntará ao restante do grupo até o final de julho, quando se unirá com a turnê da equipe nos Estados Unidos.

- 'Ronalday' -

Uma associação de comerciantes da capital piemontesa imprimiu 5.000 cartazes com a foto de Cristiano Ronaldo e o lema 'Bem-vindo' para serem colocados nas vitrines das lojas.

Apesar da visita de Cristiano só durar 24 horas, a imprensa anuncia que acontecerá o 'Ronalday' (dia Ronaldo).

As camisetas da Juve com o número 7 nas costas são vendidas como água. Uma loja de sorvete comercializa um sabor denominado 'CR7'.

"Acabou a espera", destacou no domingo o jornal La Gazzetta Sportiva, anunciando para segunda-feira a chegada do português.

As esperanças depositadas no ex-atacante do Real Madrid estão à altura do investimento no luso: foram 100 milhões de euros gastos, além de 17 milhões auxiliares na contratação, e impressionantes 30 milhões de euros líquidos de salário. O jogador vai assinar vínculo por quatro temporadas.

- Recuperar prestígio dos anos 1980 -

"A Liga dos Campeões em preto e branco. Mais que qualquer outra maravilha, é o que a Juventus pede para Cristiano", escreve a Gazzetta Sportiva.

Para o Corriere dello sport, Ronaldo terá a missão de motivar o resto do time durante do 'Scudetto' "porque depois de sete títulos consecutivos e de ter feito história, o grupo se sentirá certamente satisfeito".

"A Liga dos Campeões é outra coisa, porque no vestiário todos tem fome de levantar o troféu depois das decepções das últimas quatro temporadas", com dois vice-campeonatos e duas eliminações nas quartas de final.

Mas quando a cifra supera o centenar de milhões o efeito comercial é tão importante quanto o esportivo.

Segundo os analistas da Banca Imi, a chegada de CR7 à Turim permitirá que a marca Juventus se fortaleça no mundo.

"A Juventus se beneficiará em suas receitas com o aumento de vendas de ingressos, que avaliamos entre cinco e sete milhões de euros extras por temporada", calculam os especialistas.

Neste contexto, a Juve não será a única a tirar proveito, já que todo o futebol italiano e seu conjunto sairá beneficiado.

"Ronaldo conta com mais de 300 milhões de seguidores nas redes sociais, é conhecido em cada canto do planeta. Suficiente para poder dizer que haverão efeitos positivos para a Juve e para o futebol italiano", avaliou Lucio Lamberti, professor da Politécnica de Milão em sua coluna no jornal La Stampa.

Mas o lendário goleiro da Squadra Azzurra, Dino Zoff, campeão do mundo em 1982 com 40 anos, "Ronaldo oferecerá uma grande contribuição técnica com a Juve e incrementará o nível geral do campeonato".

Entre o entusiasmo geral, existiam vozes dissonantes: na fábrica Fiat de Melfi, no sul da Itália, houve uma convocação de greve para protestar pela custosa contratação, mas sem sucesso. A direção da construtora automobilística, proprietária da 'Juve' da família Agnelli, registrou cinco grevistas.