ASSINE
search button

Vasco vence U. de Chile e fica com vaga na Sul-Americana

Compartilhar

O Vasco derrotou por 2 a 0 a Universidad de Chile em Santiago, um resultado que confirmou a eliminação de ambas as equipes da Copa Libertadores, mas permitiu ao Cruz-Maltino garantir a vaga na Copa Sul-Americana como terceiro do Grupo 5.

Mesmo já eliminado, o Vasco buscou forças para vencer fora de casa, construindo a vitória com gols marcados por Bruno Silva, aos 14 minutos de jogo, e Yago Pikachu, aos 36 do segundo tempo.

Para a Universidad de Chile, o resultado foi catastrófico. O time chileno chegou à última rodada da fase de grupos da Libertadores com remotíssimas chances de classificação à próxima fase, mas, ao perder por dois gols de diferença, não só saiu da principal competição continental como perdeu o 3º lugar da chave para o Vasco, sinônimo de vaga na Sul-Americana.

As duas primeiras colocações do grupo e as classificações às oitavas de final da Libertadores ficaram com Cruzeiro e Racing, da Argentina, que também se enfrentaram nesta terça-feira com vitória brasileira por 2 a 1.

- Gol da esperança -

Eliminado da Libertadores de maneira precoce, o Vasco viajou até Santiago para buscar a classificação para a Sul-Americana, um prêmio de consolação. Para isso, porém, teria que fazer algo raro para o time Cruz-Maltino nesta edição da competição: gols. Os comandados do técnico Zé Ricardo chegaram á última rodada tendo balançado as redes apenas uma vez.

O Vasco aproveitou o sonolento início de jogo dos chilenos para pressionar os donos da casa. E não demorou para o ímpeto inicial dar resultado.

Na primeira boa trama ofensiva do Vasco, o argentino Andrés Rios recebeu dentro da área e chutou cruzado. O goleiro chileno De Paul não segurou e, no rebote, Bruno Silva apareceu para mandar a bola para o fundo das redes.

O gol deu uma acordada na 'La U', que começou a encontrar espaços no setor defensivo vascaíno, principalmente com o meia venezuelano Yeferson Soteldo, que estava em noite endiabrada. Mas, apesar das tentativas chilenas, o placar não voltou a se mexer na primeira etapa.

- Façanha alcançada -

Na volta do intervalo, o panorama da partida não mudou. A Universidad de Chile continuou dominando o jogo e pressionando a zaga do Vasco, uma estratégia perigosa, já que mais um gol sofrido significaria a perda da vaga na Sul-Americana.

Percebendo que sua maior chance de chegar a um segundo gol era o contra-ataque, Zé Ricardo optou por colocar o atacante Riascos em campo para dar mais velocidade ao ataque.

Mas o lance que acabou definindo o jogo e o grupo foi um erro na saída de bola chilena.

Aos 36 minutos, Gonzalo Jarra não conseguiu afastar o perigo da área chilena e a bola sobrou para Pikachu, que conseguiu colocar por cima do goleiro De Paul, marcando o segundo gol vascaíno e dando a vaga na Sul-Americana para o time da Colina.