ASSINE
search button

Falece Henri Michel, técnico da França na Copa de 1986

Compartilhar

Henri Michel, técnico da França que eliminou o Brasil na Copa do Mundo de 1986, faleceu aos 70 anos, anunciou nesta terça-feira pelo Twitter a União Nacional de Jogadores Profissionais da França (UNFP).

"Henri Michel, um dos grandes nomes do futebol francês, nos deixou esta manhã", anunciou a UNFP pelo Twitter.

Ex-jogador do Nantes, Michel defendeu a França em 58 jogos entre 1967 e 1980, assumindo o cargo de técnico da seleção olímpica em 1982. Dois anos depois, conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles ao derrotar o Brasil na final.

A conquista olímpica lhe valeu o convite pra suceder a Michel Hidalgo como técnico da seleção principal da França em 1984. Na Copa do Mundo de 1986, Henri Michel voltou a ser o carrasco do Brasil, desta vez eliminando a equipe de Zico, Falcão, Sócrates e companhia nas quartas de final, antes de dar adeus ao torneio nas semifinais.

"Além de sua carreira monumental, Henri era um homem excepcional. Um amigo de uma fidelidade e uma lealdade pouco comum. Um companheiro com o qual se podia ir até o fim do mundo sem duvidar de seu apoio e presença. Estou muito triste", lamentou o ex-jogador Michel Platini, que atuou ao lado de Henri Michel (1976-1980) e depois foi seu comandado na seleção (1984-1987).

Criticado após não conseguir classificar a França para a Eurocopa de 1988, Michel foi demitido do cargo durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990.

Após uma breve passagem como técnico do Paris Saint-Germain nos anos 1990, Michel iniciou uma trajetória de sucesso como técnico fora de seu país, principalmente na África e no Oriente Médio, disputando três Copas do Mundo com Camarões (1994), Marrocos (1998) e Costa do Marfim (2006).

Em 2012, foi técnico de Quênia, mas esta última experiência no futebol durou apenas alguns meses.

tba/am