ASSINE
search button

COI pressiona organização das Olimpíadas de Tóquio 2020

Compartilhar

O presidente do comitê de coordenação do COI, John Coates, pressionou nesta terça-feira a organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, pedindo que respondam com urgência as preocupações de várias federações internacionais.

"Vocês são a próxima cidade organizadora e a urgência é muito evidente para vocês", declarou Coates em uma coletiva de imprensa na capital japonesa.

"Enquanto fazem as apresentações, devem responder as questões e ser francos nas respostas. É importante", acrescentou o vice-presidente australiano do COI. "Pode que não seja de sua natureza, mas as questões vão começar a surgir", acrescentou.

Em novembro, representantes de mais de 200 comitês nacionais olímpicos visitarão Tóquio, além de representante de federações como triátlon, vela e judô. Alguns mostraram preocupação pelos preparativos das Olimpíadas, que voltam ao Japão depois da edição de 1964.

Os dirigentes do triátlon mundial tinham mostrado sua preocupação no ano passado, pela alta taxa de bactérias detectadas nas águas onde os atletas nadarão em 2020.

"O triátlon sempre está preocupado com a qualidade da água. Serão realizados testes para supervisionar a melhoria na qualidade da água", disse Coates.

O dirigente também se referiu à polêmica entre os responsáveis da vela e pescadores locais, sobre a presença de barcos em águas olímpicas: "me garantiram que a situação está sob controle, mas de qualquer maneira recebe a atenção que merece".

A organização de Tóquio 2020 anunciou em dezembro uma redução de orçamento de 1,4 bilhões de dólares.