ASSINE
search button

Delegação norte-coreana comparece ao encerramento dos Jogos de Inverno

Compartilhar

A delegação norte-coreana, liderada pelo general Kim Yong Chol, que defende a linha dura de Pyongyang, desembarcou neste domingo na Coreia do Sul poucas horas antes da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno, que também tem a presença da filha do presidente americano, Ivanka Trump.

A visita de Kim Yong Chol, que lidera uma delegação de oito membros de alto nível que atravessou a zona desmilitarizada na manhã de domingo, é a última peça nos esforços diplomáticos realizados no âmbito dos Jogos Olímpicos de Pyeongchang.

Os parlamentares sul-coreanos do Partido da Liberdade da Coreia, oposição conservadora, acusam Kim Yong Chol de crime de guerra. Eles atribuem ao militar a ordem para torpedear a corveta sul-coreana Cheonan em 2010, uma ação que matou 46 marinheiros.

Durante os Jogos Olímpicos, a Coreia do Norte realizou uma ofensiva diplomática, com o envio de atletas, animadores de torcida e artistas. A irmã do líder Kim Jong Un, Kim Yo Jong, compareceu à cerimônia de abertura.

Kim Yong Chol foi recebido pelo vice-ministro da Unificação, Chun Hae-sung. 

As Olimpíadas na Coreia do Sul interromperam uma escalada de acusações, ameaças e insultos entre o presidente Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un, dando espaço para uma grande atividade diplomática em uma das regiões mais tensas do mundo.

Por ocasião da abertura, a irmã de Kim Jong Un foi recebida pelo presidente sul-coreano, Moon Jae-in. Ela aproveitou a viagem histórica para convidar o presidente sul-coreano a uma reunião em Pyongyang.

Analistas acreditam que Pyongyang tenta aliviar as sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU pelo programa nuclear e de mísseis balísticos, além de almejar um enfraquecimento da aliança entre Washington e Seul.