ASSINE
search button

FBI também investigará escolha do Rio como sede olímpica

Justiça dos EUA entrará no caso sobre suborno e compra de votos

Compartilhar

As supostas irregularidades envolvendo a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 chegaram à Justiça dos Estados Unidos. De acordo com o jornal "The Wall Street Journal", o FBI entrou nas investigações e também irá apurar as denúncias do caso.

A investigação, que será liderada pelo FBI de Nova York e a Promotoria no Brooklyn, tem como foco principal os pagamentos de subornos em compra de votos para que o Rio de Janeiro fosse eleito cidade sede dos Jogos Olímpicos há um ano.

As autoridades do Brasil e da França já vinham realizando as investigações, mas agora seus trabalhos vão se juntar ao dos Estados Unidos. Desde 2016, um juri do Brooklyn vem reunindo provas documentais e depoimentos dos envolvidos da investigação para montar uma causa penal. Grande parte dos contratos analisados, de acordo com o jornal norte-americano, são de direitos de retransmissão dos Jogos Olímpicos e de marketing.

Os agentes do FBI que vão ajudar na investigação do caso são os mesmo que vinham investigando a corrupção no futebol internacional e o escândalo de doping de atletas russos.

Os desdobramentos das investigações sobre as suspeitas de compra de votos na eleição da sede das Olimpíadas de 2016, já levaram a prisão do ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.