ASSINE
search button

Dorival explica testes no São Paulo e pede foco contra novo tropeço

Compartilhar

O entra e sai de jogadores do São Paulo no decorrer da temporada trouxe dificuldades na formação do time ideal. A afirmação é do técnico Dorival Júnior, que explicou os motivos que o levaram a realizar uma série de testes no time titular durante os treinamentos das últimas duas semanas.

Com 18 reforços para 2017 e cinco vendas de jogadores, o São Paulo ainda não permitiu ao seu torcedor ter em mente uma escalação fixa. Foram 15 atletas testados na semana passada, por exemplo. Já nos últimos dias, Dorival confirmou a troca de posições entre Jucilei e Petros. O primeiro passará a atuar mais adiantado, enquanto o segundo será o primeiro volante. A mudança mais radical, porém, foi a escolha do goleiro Sidão em detrimento de Renan Ribeiro.

"São situações pontuais. O São Paulo, neste ano, teve uma rotatividade alta de atletas e isso afeta o equilíbrio da equipe. A tendência é que foquemos nos jogadores que aqui estão, trabalhando uma peça ou outra para modificar alguma situação que não está dando resultado. Não é favorável, é ruim para qualquer profissional, mas é momento de acelerar os processos para melhorar a equipe", explicou o treinador.

Todos os testes e trocas de jogadores visam preparar o Tricolor de acordo com o próximo adversário. Foi assim que Dorival trabalhou para a partida contra o Avaí, neste domingo, às 16 horas (de Brasília), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Indagado sobre se manteria, em Florianópolis, a estratégia mais defensiva que fora utilizada contra o Cruzeiro, o técnico despistou.

"Para cada partida, você imagina uma estratégia um pouco diferente, tenta fazer com que as coisas deem certo. Não vou falar disso nesse instante, deixo para a partida. Espero que aproveitemos as condições apresentadas nos 90 minutos. Temos que estar preparados para desenvolver o que treinamos, mas também para uma mudança rápida de comportamento para uma eventualidade e, também, surpreender o adversário", ressaltou.

O duelo, a ser travado entre dois times que brigam contra a zona de rebaixamento, é visto como uma "decisão". O São Paulo ocupa o 16º lugar, com 22 pontos, apenas um a mais que o 18º colocado Avaí. Nesse tipo de confronto, o Tricolor não tem se dado bem. Vide derrotas recentes para Coritiba e Bahia, ocorridas na sequência da vitória sobre o Botafogo. Para Dorival, a equipe precisa de mais foco para acabar com tal estigma e aliviar a pressão à qual está submetido.

"É uma série de fatores. Mas é um fato que está sendo mostrado e temos de conviver e focar muito mais do que nas outras partidas. O São Paulo vinha fazendo grandes jogos, mas não alcançando bons resultados. De repente, não fez um jogo tão bom tecnicamente e alcançou uma bela virada. Precisamos de equilíbrio. É um momento instável, mas vai acabar, para que não carreguemos essa carga excessiva que vem sendo carregada pela equipe", encerrou.