ASSINE
search button

Volta Ciclística de Guarulhos: atleta paraolímpico vence terceira etapa

Compartilhar

O ciclista paraolímpico Lauro Chaman, da Soul Brasil Pro Cycling Team, de São José dos Campos, foi o mais rápido da terceira e penúltima etapa da Volta Ciclística Internacional de Guarulhos, disputada neste sábado (22). O trecho Guarulhos / Nazaré Paulista / Igaratá / Santa Isabel / Guarulhos, com 160 km, foi bastante disputado, rápido e com emoção de sobra, com Lauro vencendo no sprint, no tempo de 3h17min57seg, para alegria do público presente ao Bosque Maia.

A segunda colocação foi de Renato Ruiz, da ECT/Taubaté/Tarumã, enquanto Alan Maniezzo, da São Francisco Saúde/Klabin/SME Ribeirão Preto, terminou mais uma vez na terceira colocação, ambos com o mesmo tempo do campeão da etapa. Os resultados do dia alteraram a classificação individual mais uma vez. 

A liderança, após três etapas realizadas, é novamente de Murilo Ferraz Affonso, da Soul Brasil Pro Cycling Team, com 8h43min24seg, seguido por Alan Maniezzo, com 8h43min40seg, Caio Godoy Ormenese, da Soul Brasil Pro Cycling Tem, com 8h44min08seg, Felipe Marques do TEAM UFF, com 8h44min59seg, e Jordi Simon Casulleras, da Soul Brasil Pro Cycling Team, com 8h45min21seg.

Nas equipes, as posições seguem as mesmas. A ponta é da Soul Brasil Pro Cycling Team/BRA, 26h11min12seg, vindo em segundo a Pro Cycling Team ADF/ Guarulhos/BRA, 26h20min34seg, e em terceiro a  São Francisco Saúde/Klabin/SME Ribeirão Preto/BRA, 26h24min23seg.

A terceira etapa foi bastante interessante, com os ciclistas pedalando forte e enfrentando subidas, descidas, trechos urbanos e rodovias. A parte inicial, aliás, foi a mesma do dia anterior, com as subidas na estrada para Nazaré Paulista. Pistas sinuosas marcaram o trajeto e não impediram os atletas de andar bem forte. Nem mesmo o trecho urbano em Santa Isabel, que acabou embolando o pelotão, diminuiu o ritmo da etapa.

No parte final, de estrada, já voltando para Guarulhos, um grupo escapou e conseguiu abrir vantagem, proporcionando uma boa briga até o final, no Bosque Maia. Em boas condições e se sentindo confiante, Lauro Chaman foi para o spint e acabou levando a melhor na etapa. Foi a primeira vitória do atleta paraolímpico em uma etapa de volta.

Chaman destacou a dureza do trecho e seu feito. “Foi uma etapa bem dura, com uma montanha seletiva logo no começo. Fizemos um bom trabalho até o final para manter a camisa de líder. Foi uma prova de estrada bem complicada e conseguimos passar com três atletas na fuga.  Estou feliz  pelo fato da equipe ter deixado a fuga seguir e conseguir a vitória. Foi minha primeira conquista em uma prova como Volta”, destacou o ciclista, medalhista paraolímpico na Rio 2016. “Para um atleta paraolímpico vencer uma etapa tão forte como esta é muito importante”, competou.

Quarta etapa

A Volta Ciclística Internacional de Guarulhos  termina neste domingo, dia 23 de julho. A quarta e última etapa terá  153 km, com o trecho Guarulhos / Arujá / Arujá / São Paulo / Guarulhos. A largada será às 8h, no Bosque  Maia, em Guarulhos, local também da chegada e da festa de premiação dos melhores do evento.