ASSINE
search button

Centro de Treinamento de Remo promove palestra 'Vencendo os limites'

Compartilhar

O Centro de Treinamento de Remo e Pararemo do Rio de Janeiro, que é administrado pela Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro, promove neste sábado (22), às 10 horas, a palestra “Vencendo os limites” com o ultramaratonista Márcio Villar, na Sala 1 do Cinépolis Lagoon, no Estádio de Remo da Lagoa. O evento faz parte do calendário de atividades do CT, que teve início no final do mês passado. Como os lugares são limitados os interessados deverão confirmar presença através do e-mail [email protected].  A organização pede que quem puder leve um quilo de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó.

Durante a palestra motivacional será apresentada a belíssima lição de vida do ultramaratonista, sua reação diante dos mais inacreditáveis desafios e a alegria por cada prova completada, provando assim que não existe o impossível, que qualquer ser humano detém o poder de modificar seu destino, derrotando o conformismo e a acomodação.

"Conforme prometido na inauguração, estamos cumprindo o cronograma de atividades do CT, realizando os eventos programados. Tenho certeza que a palestra será maravilhosa e fará diferença na vida de quem comparecer ao local. A história de vida do Márcio Villar é inspiradora e um exemplo para nossos atletas", afirma Paulo Carvalho, presidente da Federação de Remo do Rio.

A equipe de remadores do Flamengo já garantiu presença e enviou hoje, 80 quilos de alimentos não perecíveis para doação.

Como tudo começou

No final de 2002, Márcio era mais um chefe de família carioca sedentário, que pesava mais de 96 Kg, mal conseguia subir o ônibus. Nessa época ele se olhava no espelho e não se reconhecia, sentindo-se o próprio retrato da decadência. Foi quando concluiu que a vida que levava não era a que merecia viver e decidiu mudar. Começou a correr.

Ele conta que com uma passada a cada dia, foi tomando gosto pelo exercício diário e despretensiosamente inscreveu-se numa corrida de rua. Com esforço, conseguiu completar os dez quilômetros do trajeto, sepultando definitivamente os dias de obesidade.

Assim o Rio de Janeiro tornou-se pequeno para o seu ritmo e Márcio Villar aventurou-se em provas pelo Brasil, sempre voltando para casa com um troféu na bagagem. Em algumas das competições, arriscou sua vida, como em 2008, na Jungle Marathon, onde no meio da floresta amazônica deparou-se com escorpiões, jacarés e até uma onça pintada. Isso, sem falar no seu maior desafio, a Arrowhead, nos Estados Unidos, onde a temperatura pode chegar a mais de 40º negativos. Na primeira vez em que participou, ainda com equipamento inadequado, quase teve os pés amputados e foi forçado a desistir. O que só lhe fez aumentar sua obstinação para um ano depois voltar e finalmente vencer mais esse desafio.

Márcio Villar também é recordista mundial de sete dias em esteira com a marca de 827,16 Km e o primeiro ultramaratonista a completar a Copa do Mundo de Ambientes Extremos.