ASSINE
search button

Parma é vendido para grupo de investidores chineses

Jiang Li Zhang é o novo proprietário e Crespo, vice-presidente

Compartilhar

Após Inter e Milan, o Parma também foi vendido aos chineses. A agência de marketing Desport, liderada por Jiang Li Zhang, confirmou nesta quinta-feira (22) a compra de 60% dos direitos do Parma Calcio 1913. Desde o início do ano, o ex-jogador e ídolo do clube emiliano Hernán Crespo, junto com emissários da Desport, se encontravam com o até então proprietário do Parma, Marco Ferrari, para firmarem o acordo da venda. Porém, só agora, no final da temporada, que foi tudo oficializado.

Crespo facilitou e ajudou o negócio entre os investidores chineses e o clube italiano. Por fazer esta mediação, o argentino foi nomeado o novo vice-presidente do Parma.

Além de ser o acionista majoritário do Parma, Jiang Li Zhang já tem participação no futebol europeu. O chinês também é investidor do Granada Club de Fútbol, da Espanha.

Falência e o ressurgimento: O Parma Football Club viveu um período de muito sucesso no final dos anos 90 e início dos 2000, conquistando diversos títulos internacionais e nacionais. Mas, devido a uma grave crise financeira, faliu no início de 2015, fechando as suas portas.

Em meados de julho, o clube foi revivido por empresários locais e outros investidores. Disputou na temporada retrasada a Serie D do futebol italiano, foi campeão e subiu para a Serie C. Na terceira divisão, conseguiu voltar para a Serie B após ter derrotado na final dos play-offs o Alessandria, por 2 a 0, no estádio Artemio Franchi, em Florença.