ASSINE
search button

Fifa propõe playoff com 6 times para Copa de 48 seleções

Entidade anunciou plano de distribuição de vagas para o Mundial

Compartilhar

A Fifa divulgou nesta quinta-feira (30) sua proposta para a distribuição de vagas a partir da Copa do Mundo de 2026, quando o torneio passará a ser disputado por 48 seleções, 16 a mais que as atuais 32.

Pelo sistema sugerido pela entidade máxima do futebol mundial, 46 times se classificariam diretamente para a competição. Já os outros dois seriam definidos em um playoff no mês de novembro anterior à Copa, sempre no país-sede.

O torneio classificatório seria uma espécie de evento-teste para o Mundial e contaria com uma seleção da América do Sul, uma da América do Norte e Central, uma da Ásia, uma da África, uma da Oceania e uma da confederação que sediar a Copa.

Já as 46 vagas diretas seriam distribuídas da seguinte forma: 16 para a Europa, nove para a África, oito para a Ásia, seis para a América do Sul, seis para a América do Norte e Central e uma para a Oceania. O país-sede continuaria tendo lugar garantido, que seria descontado da confederação correspondente.

As medidas ainda serão discutidas na próxima reunião do Conselho da Fifa, em 9 de maio, no Bahrein. A nova Copa do Mundo, principal novidade de Gianni Infantino desde sua chegada à presidência da entidade, deverá ter 16 grupos com três equipes cada. Os dois primeiros avançarão para o "mata-mata".

Antes de comandar a Fifa, o cartola já havia apoiado o aumento do número de seleções na Eurocopa de 16 para 24.