ASSINE
search button

PM escoltará torcidas de Fla e Vasco até Volta Redonda

Compartilhar

Numa medida preventiva, a fim de evitar confrontos, a Polícia Militar vai montar um esquema especial de escolta de ônibus de torcidas de Flamengo e Vasco, do Rio até Volta Redonda, local do jogo de sábado, pela fase semifinal do Campeonato Carioca. Além disso, haverá policiamento nas áreas mais movimentadas da Via Dutra, nesse percurso de pouco mais de 120 quilômetros.

Uma das preocupações da PM é quanto à passagem dos torcedores por municípios da Baixada Fluminense, logo na saída do Rio – como Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados -, onde poderia haver alguma emboscada entre rivais.

Nessa operação externa, a PM deverá contar com efetivo superior a 100 homens. O jogo é considerado pela corporação como de “alto risco” em razão de vários fatores – pela rixa entre as torcidas, o caráter decisivo do jogo, o inusitado de o clássico ser disputado fora da capital carioca e por ser realizado num sábado de carnaval, quando muita gente consome bebida alcoólica em excesso.

A capacidade do Estádio Raulino de Oliveira é de 21 mil pessoas, o que acaba sendo outro problema para a segurança. Como se trata de uma semifinal, e logo entre dois times de torcidas de massa, a PM teme que muitas pessoas se desloquem até o local de jogo, mesmo sem a garantia de conseguir ingressos.

Desde que houve a confirmação do jogo para Volta Redonda, na noite de quarta (22), o major Silvio Luiz, da PM do Rio, comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), passou a manter inúmeros contatos com seu grupo de trabalho e outros órgãos, como a Polícia Rodoviária Federal, com o objetivo de planejar a operação. Para esta quinta (23), ele tem três reuniões agendadas, cujo tema é a semifinal do carioca entre Fla e Vasco.

A escolta de torcidas não é novidade no Rio, mas a principal diferença, desta vez, é a distância da capital para uma partida entre Flamengo e Vasco, o que requer uma organização muito mais complexa.