ASSINE
search button

Papa recebe jogadores do Villarreal e elogia futebol

Time espanhol enfrentará a Roma nesta quinta-feira (23)

Compartilhar

Fã de carteirinha do San Lorenzo, o papa Francisco recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 23, em uma audiência na Sala Clementina, no Vaticano, os dirigentes e os jogadores do time espanhol Villareal, que jogará nesta tarde contra a Roma. À equipe, o Pontífice disse que "o futebol, como outros esportes, é uma imagem da vida e da sociedade". Vocês no campo precisam uns dos outros. Cada jogador põe seu profissionalismo e habilidade em benefício de um ideal comum, que é jogar bem e vencer", disse Jorge Mario Bergoglio.

 "Para alcançar este objetivo, é preciso muito treinamento, mas também é importante investir tempo e esforço em reforçar o espírito de equipe para obter essa conexão de movimentos: um simples olhar, um pequeno gesto, uma expressão comunicam tantas coisas nesse campo", explicou o líder católico. 

Segundo Francisco, para isso é necessário agir "em espírito de comunhão, deixando de lado o individualismo e as aspirações pessoais", por que quando "se joga pensando no bem do grupo é mais fácil vencer". Além disso, o Papa também falou da importância dos jogadores e do esporte. "Quando vocês jogam futebol vocês estão ao mesmo tempo educando e passando valores. Muitas pessoas, sobretudo os jovens, os admiram e observam. Querem ser como vocês. Através do seu profissionalismo, vocês transmitem um modo de ser para os que os seguem, principalmente para as novas gerações. "E isso é uma responsabilidade e vocês devem se motivar a dar o melhor de vocês mesmos para exercitar esses valores que no mundo do futebol devem ser palpáveis: o espírito de companhia, o esforço pessoal, a beleza do jogo e o jogo em equipe". 

O Pontífice argentino também ressaltou um outro aspecto positivo do esporte, que é "a gratidão", que deve acompanhar a vida de todos, e comparou a posição de goleiro com a vida. "Tem que bloquear a bola de onde vem chutada, não sabe de onde [ela] virá. E a vida é assim", concluiu Francisco. (ANSA)