ASSINE
search button

Budapeste desiste de sediar Olimpíadas de 2024

Disputa agora será entre Los Angeles e Paris

Compartilhar

A cidade de Budapeste, na Hungria, desistiu da disputa para ser sede das Olimpíadas de 2024, informou a mídia local nesta quarta-feira (22). Os rumores de que a cidade abandonaria o projeto olímpico surgiram nos últimos dias, após problemas políticos entre o prefeito da cidade, Istvan Tarlos, e o premier húngaro, Viktor Orbán. Um referendo sobre o tema chegou a levantar 250 mil assinaturas, mas não foi analisado pelos parlamentares.    

Outro ponto ressaltado pela mídia do país é o fato do comprometimento do Comitê Olímpico Internacional (COI) com o pós-evento. As imagens das instalações esportivas do Rio de Janeiro, após a disputa dos Jogos de 2016, causaram um impacto negativo entre os políticos. Especialmente, a situação do estádio do Maracanã foi vista com ressalvas.    

Essa é a quarta desistência para a disputa de 2024. Roma, que era apontada com uma das favoritas na disputa, também anunciou a retirada da candidatura após a prefeita Virginia Raggi assumir o governo da capital italiana. Já Boston (EUA) e Hamburgo (Alemanha) desistiram de sediar o evento por causa da pressão popular, que não queria que os Jogos fossem feitos nas respectivas cidades.    

Com a série de desistências, agora a disputa ficará entre as cidades de Los Angeles, nos Estados Unidos, e Paris, na França.    

O vencedor será anunciado durante o encontro do COI em Lima, no Peru, em 13 de setembro.