ASSINE
search button

Conmebol divulga regras com alterações da Taça Libertadores de 2017

Competição terá sorteio nas oitavas

Compartilhar

A apenas quatro dias do início do torneio pela Taça Libertadores, a Conmebol divulgou na noite desta quinta-feira (19) as regras da edição de 2017 com alterações. Nesta edição da competição sul-americana, os confrontos das oitavas de final serão definidos em sorteio. Antes da alteração, o primeiro na classificação geral enfrentava o 16º. Outra mudança indica que não haverá limitação para estrangeiros em cada equipe. 

Até o ano passado, times do mesmo país, caso estivessem em lados opostos na semi, eram obrigados a se enfrentar. Só era possível uma decisão entre brasileiros, por exemplo, se três chegassem à fase anterior. A novidade no regulamento é o fato de times do mesmo país poderem se enfrentar na final, caso eles não estejam na mesma semifinal.

Além disso, havia a possibilidade de sorteio caso todos os critérios estivessem empatados. Agora, o ranking da Conmebol é o último critério de desempate na fase de grupos. O gol fora de casa segue valendo "dois" em caso de empate até a semifinal. Em caso de igualdade após os 180 minutos na decisão, haverá prorrogação e pênaltis.

Os quatro times que forem eliminados na terceira fase (antes da fase de grupos) e tiverem o melhor desempenho se classificarão automaticamente para a segunda fase da Sul-Americana de 2017. Os terceiros colocados em cada chave também estarão na competição. 

Os representantes brasileiros na Libertadores são Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Chapecoense e Grêmio.