ASSINE
search button

Sob chuva, vítimas seguem em carreata por Chapecó

Velório na Arena Condá terá presença do presidente Michel Temer

Compartilhar

Sob forte chuva, os corpos de 50 das 71 vítimas do acidente com o avião da Chapecoense chegaram na manhã deste sábado (3) a Chapecó, onde foram recebidos com honras militares, em uma cerimônia que contou com a presença do presidente Michel Temer.

Uma a uma, começando pelo caixão do atacante Thiaguinho, as vítimas foram retiradas das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e carregadas entre um corredor de militares em posição de sentido. No início e no fim do desembarque, os soldados fizeram uma salva de três tiros em homenagem aos mortos.

Estava prevista para acontecer ainda no aeroporto a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Desportivo para as famílias das vítimas, mas a cerimônia foi adiada. Outra mudança no protocolo foi a decisão de Temer de acompanhar o velório coletivo na Arena Condá. Segundo o presidente, ele não havia anunciado sua presença anteriormente para não dificultar o esquema de segurança no estádio.

Do aeroporto, os corpos seguem em carretas abertas em um trajeto de 10 km até a Arena Condá, onde milhares de pessoas já se aglomeram para a despedida. O técnico da seleção brasileira, Tite, já está no estádio.

No gramado, o clima é de comoção antes mesmo da chegada dos corpos. A mãe do goleiro Danilo, ídolo da Chape, realizou uma espécie de volta olímpica no campo e recebeu os aplausos do público. Outras vítimas serão veladas em cidades como Florianópolis, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Na Arena Condá, estarão os restos mortais da delegação da Chapecoense e de jornalistas da região.

O acidente ocorreu nos arredores de Medellín, na Colômbia, e deixou 71 mortos, incluindo 19 jogadores e 20 profissionais da imprensa. A principal suspeita é que a tragédia tenha sido causada por falta de combustível.