ASSINE
search button

Emotivo, Abel volta ao Flu e diz: "ameniza a dor que sinto"

Compartilhar

A diretoria do Fluminense apresentou na tarde desta sexta-feira, no salão nobre das Laranjeiras, Abel Braga como o novo treinador da equipe. O evento foi marcado pela tristeza ainda por conta do acidente aéreo que envolveu a delegação da Chapecoense.

Abel era um dos nomes trabalhados pelo presidente eleito Pedro Abad e que também agrada o atual mandatário, Peter Siemsen, que vai deixar o cargo em dezembro. Os dois dirigentes participaram do evento, mostrando estarem em sintonia.

"Fiquei muito triste com a saída do Abel em 2013 e sempre falo que poderia ter lutado mais para mantê-lo. Hoje, portanto, esse resgate dele é algo muito importante no fim da minha gestão", disse Peter.

Pedro Abad também elogiou o novo treinador. Lamentando os ocorridos desta semana, o dirigente externou que a vinda de Abel Braga serviu como um consolo para o clube afetado com a tragédia do rival catarinense.

"Apesar de ser uma semana muito triste por conta do que aconteceu com a Chapecoense, algo que amenizou um pouco o clima para nós aqui dentro foi essa volta do Abel. Fico muito feliz de ter um treinador que já foi campeão pelo clube", disse Pedro.

Ao iniciar a entrevista, Abel também lembrou da perda dos companheiros de profissão. Em tom emocionado, o treinador também relembrou a morte de Carlos Alberto Torres, um dos principais jogadores da história do Fluminense.

"Essa volta ao clube me faz amenizar a dor que estou sentindo. Ontem fui a Curitiba porque fui fiador do meu filho no apartamento alugado que pertencia ao Gil. Convivi nos Emirados Árabes muito tempo com o Caio Junior. Relacionamento de frequentar casas. Como aqui se esquece as coisas com muita rapidez, não podemos esquecer que há um mês nós perdemos uma das maiores figuras que esse clube já teve que foi o Carlos Alberto Torres. Portanto, em um ano tão triste, apenas o futebol poderia amenizar essa dor", disse Abel, que antes da entrevista visitou a sala de troféus do clube.

O treinador surpreendeu ao criticar o atual time. Segundo ele, sua principal missão no Fluminense será resgatar a alma do Tricolor, apelidado pela própria torcida em tempos de glória como "time de guerreiros".

"O time do Fluminense hoje é um time sem cara. O time do Fluminense tem que ter caráter, entrega. Hoje acima de tudo precisa existir alma. Já fica o aviso. Vai ter que ter alma, caráter e uma noção exata do que representa o Fluminense", comentou..

Questionado sobre seu posicionamento em relação a realização da última rodada do Campeonato Brasileiro, Abel Braga crê que não há necessidade do confronto entre Atlético-MG e Chapecoense acontecer, no entanto, há outras equipes que ainda podem decidir muita coisa neste último compromisso da temporada.

"Essa questão é muito complexa. Espetáculo e alegria não vão ter. O jogo Chapecoense e Atlético não deve ter. Será uma insanidade obrigar a Chapecoense a jogar. As outras equipes necessitam do jogo para definir algumas situações. Não se pode colocar na caneta o resultado. Mas não sei o que falar, pois não tenho esse conhecimento jurídico", finalizou.

O novo treinador só assume as suas funções em janeiro, portanto, Marcão, da comissão técnica permanente, continuará dirigindo o time na última rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 11 de dezembro contra o Internacional, às 17h (de Brasília), no Estádio Giulitte Coutinho, em Mesquita. Enquanto o Colorado luta para afastar o risco de rebaixamento, o Tricolor apenas cumpre tabela.

Esta é a terceira passagem de Abel Braga no Fluminense. Ele já havia comandado o time em 2005 e também entre os anos de 2011 e 2013. Pelo Tricolor tem 59,2% de aproveitamento em termos de pontuação e foi campeão carioca duas vezes, em 2005 e 2012, ano em que ganhou ainda o título brasileiro. Ele dirigiu o Tricolor em 219 partidas.

Na manhã desta sexta-feira os jogadores participaram de um trabalho regenerativo e neste sábado o plantel volta a treinar pela manhã, sendo liberado em seguida para o domingo de folga com os familiares.

HOMENAGEM: Durante a apresentação de Abel Braga, o presidente Peter Siemsen anunciou que a sala de imprensa do centro de treinamento receberá o nome do Paulo Júlio Clement, jornalista da Fox Sports que morreu no acidente aéreo que envolveu a Chapecoense.

"Nós já tomamos a decisão de nomear a nossa sala de imprensa do centro de treinamento, que vai ficar muito bacana, com o nome do Paulo Julio Clement", disse Peter.

O presidente teve que segurar as lágrimas ao falar desta homenagem. Abel teve a mesma dificuldade. "A frase que usei de time sem alma era do Clement. Esse acidente foi cruel. Até hoje não consigo falar da morte do Mário Sérgio, que jogou comigo aqui", afirmou Abel.