ASSINE
search button

Exames revelam doping de 11 medalhistas do halterofilismo em 2008

Compartilhar

A reanálise dos exames antidoping dos atletas do levantamento de peso que competiram nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 revelaram 15 resultados positivos, 11 deles de medalhistas. Entre os atletas flagrados com substâncias proibidas no organismo estão três chineses que conquistaram o ouro.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Izzat Artykov, do Quirguistão, perdeu a medalha de bronze que tinha conseguido por ter testado positivo. Um atleta da Mongólia, que não subiu ao pódio, também falhou no exame. O polonês Adrian Zielinski, ouro em Londres 2012, foi desligado da delegação de seu país antes de competir por ter testado positivo para nandrolona.

Segundo a Federação Internacional de Halterofilismo (IWF, na sigla em inglês), Cao Lei, Liu Chunhong e Chen Xiexia, que subiram ao lugar mais alto do pódio diante de seus compatriotas em Pequim 2008, testaram positivo e devem ter seus títulos olímpicos cassados.

Os outros medalhistas que testaram positivo na reanálise da amostra são da Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Azerbaijão e Ucrânia. Entre eles está o bielorrusso Andrei Rybakou, prata em Pequim 2008 e dono do recorde mundial da categoria até 85kg com arranco de 187kg.

A também bielorrussa Anastasia Novikova, as cazaques Maria Grabovetskaya e Irina Nekrasova, os russos Khadzhimurat Akkaev e Dmitry Lapikov, e as ucranianas Natalya Davydova e Olha Korobka são os outros medalhistas flagrados no exame antidoping. Mais quatro atletas que não subiram ao pódio também testaram positivo.

Esta foi a segunda bateria de reanálises de exames de Pequim 2008. A anterior, realizada em junho e julho, levou dez atletas do levantamento de peso, incluindo cinco medalhistas, à suspensão.