ASSINE
search button

Tite aponta participação de diretor demitido em campanha vitoriosa

Compartilhar

Com enorme disposição para entrevistas após a conquista do Campeonato Brasileiro, Tite interrompeu uma de suas respostas para citar o nome de Sergio Janikian. Trata-se do diretor de futebol do Corinthians que durou três meses no cargo, no início do ano, e se despediu acumulando declarações desastradas.

“Abro um parênteses para falar do Sergio. Por circunstâncias, ele teve que sair. Mas participou do planejamento”, disse o treinador, enquanto comentava os planos para 2016 e recordava a trajetória em uma temporada cheia de decepções concluída em glória.

O economista Janikian assumiu a diretoria de futebol com a eleição do presidente Roberto de Andrade, em fevereiro. Sem experiência no esporte, não conseguiu construir uma boa relação com o elenco e se tornou figura muito impopular a partir da eliminação do Corinthians na Copa Libertadores.

Antes do primeiro duelo com o Guaraní, em Assunção, nas oitavas de final, o dirigente festejou o “presente de Deus” que era o cruzamento com a frágil equipe paraguaia. Aquela noite terminou com derrota alvinegra por 2 a 0, e, uma semana depois, o favorito estava fora. Ainda em maio, o cartola também saiu.

Seu desligamento criou a bizarra situação de Eduardo Ferreira responder como diretor adjunto de futebol sem que haja um diretor de futebol. O cargo jamais foi formalmente preenchido, embora os rumos do departamento sejam definidos pelo presidente Roberto de Andrade e pelo superintendente Andrés Sanchez.

Sem a presença de Janikian no dia a dia da equipe, o Corinthians se recuperou no ano e conseguiu uma campanha histórica rumo ao hexa no Campeonato Brasileiro. A meta passou a ser a conquista da Copa Libertadores, presente de Deus que o clube quer ganhar pela segunda vez.