ASSINE
search button

Filho de Sarney será substituto de Del Nero na Fifa

Compartilhar

Marco Polo Del Nero não vai mais poder usar o brochinho de ouro da Fifa. Na manhã desta quinta-feira (26), o presidente da CBF renunciou formalmente ao cargo que ocupava no Comitê Executivo da entidade máxima do futebol e abriu mão de um salário anual de US$ 200 mil (hoje, cerca de R$ 760 mil). Quem vai ocupar sua cadeira na Fifa será o vice da CBF, Fernando Sarney, filho do ex-presidente do Brasil José Sarney.

Acuado por uma série de denúncias de corrupção na entidade que comanda, ele deixou de viajar para o exterior após operação do FBI, em 27 de maio, que levou para a prisão vários dirigentes esportivos, entre os quais o seu ‘braço direito’, José Maria Marin.

Dessa forma, começa a ruir o status de Del Nero como principal dirigente do futebol brasileiro. Acuado por uma série de denúncias de corrupção na entidade que comanda, ele deixou de viajar para o exterior após operação do FBI, em 27 de maio, que levou para a prisão vários dirigentes esportivos, entre os quais o seu ‘braço direito’, José Maria Marin.

Del Nero é investigado pelo FBI e pela CPI do Futebol no Senado. Ele estaria envolvido em recebimento de propinas para a venda do direito de transmissão de algumas competições, como a Copa América e a Copa do Brasil. No entanto, nega sua participação em atos ilícitos.

Obrigado a renunciar ao cargo na Fifa, para o qual é indicado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Del Nero vai também deixar de usufruir uma série de mordomias oferecidas aos membros do comitê executivo da entidade, como viagens internacionais com tudo pago e direito a levar até cinco acompanhantes, bônus, presentes, recepções pomposas, etc.

Ele havia negado no mês passado, por meio de comunicado oficial publicado no site da CBF, que estivesse tratando de seu afastamento da Fifa. Hoje, porém, a assessoria de imprensa da confederação confirmou a renúncia. Del Nero também já negou que vá renunciar ou pedir licença da presidência da CBF.

Entre seus amigos mais próximos, há uma preocupação com seus estado de saúde. Del Nero gostava de ostentar sua posição de destaque na Fifa e estaria aumentando a dosagem de remédios para suportar a decisão. O dirigente chegou a comentar com alguns sua tristeza por não mais ser o número 1 do futebol durante os dias de disputa da Olimpíada de 2016 no Brasil.