ASSINE
search button

Julio César salva, e Benfica arranca empate com Astana

Compartilhar

O Benfica passou maus bocados no gelado Cazaquistão, mas arrancou suado empate com o agora eliminado Astana em 2 a 2, e fica na torcida pelo Atlético de Madrid, para se garantir ainda nesta quarta-feira nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Na etapa inicial, o atacante ganês Patrick Twumasi, aos 19 minutos, e o zagueiro bósnio Marin Anicic, aos 31, marcaram os gols para o time da casa e tornaram a ida à Astana Arena, em que eram registrados 2 graus negativos, uma fria ainda maior para os portugueses, que precisavam apenas da vitória para avançar no fim dos 90 minutos.

O mexicano Raúl Jiménez, aos 40 do primeiro tempo e aos 27 da etapa complementar - nesse último completando cruzamento de Jonas -, marcou os dois gols do Benfica, garantindo a igualdade. Outro protagonista da equipe lisboeta foi Julio César, com pelo menos três boas intervenções no segundo tempo.

Com o empate, o Benfica chega aos 10 pontos no grupo C, e jogarão no dia 8 de dezembro, em casa, contra o Atlético de Madrid - vice-líder com sete pontos -, pela igualdade para avançar às oitavas. Caso os comandados de Diego Simeone não percam para o Galatasaray, o Benfica estará classificado.

O Astana, por sua vez, está fora da competição e se despede em visita ao time turco. A equipe do Cazaquistão espera o complemento da rodada, com duelo do Atletico contra o Galatasaray, na Espanha, para saber se ainda pode ficar em terceiro e, dessa forma, disputar a sequência Liga Europa.

Fora de casa, mas confiante, o Benfica se deu ao luxo de promover a estreia do volante português Renato Sanches, de apenas 18 anos. Sem Luisão, lesionado, e Nico Gaitán, suspenso, Lisandro López e Pizzi foram escalados entre os titulares. Julio César, Jardel e Jonas foram lançados de início por Rui Vitória.

O time da casa, por sua vez, atuou com formação mais ofensiva, com o atacante ganês Patrick Twumasi aparecendo no 11 inicial pela primeira vez na 'Champions'. O camisa 23 forma um perigoso tridente ofensivo de jogadores da África, que ainda tem o meia centro-africano Foxi Kethevoama e o atacante congolês Junior Kabananga.

Nos primeiros minutos, após superar período de equilíbrio, os Encarnados pareceram encontrar o melhor futebol aos poucos, ficando perto de marcar aos 14 minutos da etapa inicial, em boa jogada individual do atacante português Gonçalo Guedes.

Os africanos do Astana entraram em ação pela primeira aos 19 minutos, e em grande estilo, quando Kabananga cruzou da esquerda, e Twumasi testou com violência para vencer Julio César e abrir o placar da partida.

Aos 31, foi a vez de Kethevoama ser fundamental para a equipe cazaque, cobrando falta para a área, encontrando o zagueiro Anicic na área, que, por sua vez, só precisou de resvalar na bola para ampliar o marcador.

O Benfica conseguiu descontar aos 40 da etapa inicial, em jogada com participação de Jonas, que cruzou na medida da direita, para Jiménez subir mais alto que a defesa e testar com categoria em direção ao fundo das redes.

Na etapa final, o time português seguiu sofrendo do mesmo mal, o trio africano do Astana. Aos 10 minutos, Twumasi, Kabananga e Kethevoama participaram de contra-ataque fulminante, em que o último finalizou, mas parou em defesa de Julio César.

O goleiro brasileiro seguiu aparecendo bem, primeiro aos 16 minutos, evitando gol após bate e rebate iniciado em chute de Maksimovic, e aos 24, saindo nos pés de Kabananga. Com isso, o ex-Flamengo e Inter de Milão virou protagonista do jogo.

Aos 27, outro nome do Benfica a brilhar na Astana Arena balançou as redes. Em contra-ataque fulminense, André Almeida - que tinha acabado de entrar no lugar de Sílvio -, cruzou na medida e encontrou Jiménez na área. O mexicano tocou fraquinho e empatou o placar.

Os visitantes ainda tiveram boa chance de virar aos 40, quando o autor dos dois gols serviu Anderson Talisca, substituto de Samaris. O brasileiro dominou, bateu sem força e acabou parando na defesa do goleiro Eric.

Ficha técnica:

Astana: Eric; Ilic, Postikov, Anicic e Shomko; Cañas, Maksimovic, Twumasi (Dedechko) e Kethevoama (Zhukov); Kabananga (Schetkin) e Muzhikov. Técnico: Stanimir Stoilov.

Benfica: Julio César; Sílvio (André Almeida), López, Jardel e Eliseu; Renato Sanches e Samaris (Talisca); Guedes, Jonas (Cristante) e Pizzi; Jiménez. Técnico: Rui Vitória.

Árbitro: Ruddy Buquet (França), auxiliado pelos compatriotas Guillaume Debart e Cyril Gringore.

Gols: Twumasi, Anicic (Astana); e Jiménez (2) (Benfica).

Cartões amarelos: Cañas, Schetkin (Astana); Jiménez, López e Jonas (Benfica).

Estádio: Astana Arena, em Astana (Cazaquistão).