ASSINE
search button

Conmebol resolve tirar Del Nero da Fifa 

O nome do substituto será anunciado na próxima reunião da entidade, em novembro

Compartilhar

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero está prestes a não fazer mais parte do Comitê Executivo da Fifa. Responsável por indicar os representantes do continente sul-americano, a Conmebol tomou a decisão de substituí-lo. Ainda não se sabe quem irá substituir Del Nero, o nome será anunciado na próxima reunião da entidade, que será realizada no final de novembro, no Rio de Janeiro.

Marco Polo Del Nero é integrante do Comitê Executivo da Fifa desde 2012, mas parou de frequentar as reuniões e quaisquer eventos fora do Brasil desde maio deste ano, quando o FBI realizou a prisão de vários dirigentes do futebol, entre eles o antecessor dele na CBF, José Maria Marin.

Receoso em sair do país, Del Nero deixou de participar das últimas reuniões do Comitê, além disso, não viajou junto com a delegação da Seleção Brasileira para o Chile na estreia da equipe nas Eliminatórias.

Há meses, já vinha sendo discutida a possibilidade de substituir Del Nero. O presidente da Associação Uruguaia de Futebol, Wilmar Valdez, acenou com a intenção de assumir a cadeira, entretanto, a Conmebol também admite a possibilidade de indicar o nome de algum outro brasileiro.

Além de fazer parte do Comitê Executivo, o presidente da CBF também é integrante do Comitê de Beach Soccer e dos comitês organizadores do Mundial de Clubes, dos torneios olímpicos de futebol e da Copa do Mundo. O cartola recebe, como dirigente da Fifa, um salário anual de cerca de 200 mil francos.

*Por Stefano Miranda