ASSINE
search button

Messi divulga comunicado contestando pedido de prisão

Compartilhar

Em resposta ao pedido de prisão protocolado por autoridades espanholas nesta quinta-feira (8), o argentino Lionel Messi divulgou um comunicado oficial, por meio da empresa responsável por gerenciar sua carreira, reagindo ao pedido. Há dois dias, o craque foi absolvido de acusações de evasão fiscal que foram direcionadas a seu pai, mas o Procurador do Estado o acusou de fraude de 4,1 milhões de euros (R$ 18 milhões).

O pedido de prisão foi feito pelo juiz da cidade Catalunha de Gavà e, o craque, terá a companhia de seu pai no tribunal. Caso Messi seja condenado, ele pode passar quase dois anos detido (22 meses e meio).

Apesar de o principal alvo da investigação do Ministério Público ser o pai do jogador, Messi continua na mira da Justiça Espanhola. Apesar de ter dado parecer favorável ao craque, a Receita Federal decidiu manter a acusação por indicação do juiz do processo. Há situação do pai do jogador, Jorge Horacio Messi, é bem pior. Caso condenado, o MP solicita reclusão de 18 anos.

Confira a íntegra do comunicado divulgado pelo craque argentino:

"A empresa que faz a gestão dos direitos de imagem de Leo Messi, Leo Messi Management SLU, diante das informações surgidas nesta quinta-feira da solicitação da advocacia do estado de pretender acusar Lionel Messi por fraude fiscal nos anos de 2007, 2008 e 2009, quer se manifestar:

- O Ministério Público não acusou a Lionel Messi no último dia 25 de setembro de qualquer delito fiscal. Em seu comunicado, o MP explicou amplamente os motivos que o levaram a não acusar a Lionel Messi.

- A Advocacia do Estado contradiz a solicitação e o critério do MP. O comunicado da Advocacia foi apresentado em 8 de julho, enquanto o do Ministério Público é de data posterior, 25 de setembro.

- A Advocacia do Estado represente os interesses da Agência Tributaria, enquanto o MP é um órgão de relevância constitucional, integrado e com autonomia funcional no poder judicial.

- A pena solicitada pela Advocacia do Estado não implica em seu cumprimento efetivo.

Nas próximas semanas, a defesa de Lionel Messi terá a oportunidade de apresentar sua defesa em juízo, e as provas que considerem oportunas, que corroboram que a posição do Ministério Fiscal, de não acusar Lionel Messi, é correta".

*Por Stefano Miranda