ASSINE
search button

Jogos Mundiais Militares: Judô conquista o ouro por equipes no masculino e no feminino

Dobradinha na Coreia do Sul repete o resultado da edição de 2011, realizada no Rio de Janeiro

Compartilhar

Vieram do judô, e em dose de dupla, os dois primeiros ouros brasileiros nos Jogos Mundiais Militares. As equipes masculina e feminina foram campeãs na competição que está sendo disputada na Coreia do Sul. O resultado repete a dobradinha conquistada na edição de 2011, realizada no Rio de Janeiro. 

Entre as mulheres, o time composto pela atual campeã olímpica Sarah Menezes, Rafaela Silva, Mariana Silva, Maria Portela e Rochele Jesus Nunes tropeçou nas estreia da fase de grupos, contra a Rússia, e perdeu por 3 x 2. Depois disso, no entanto, a equipe se ajustou e não perdeu mais nenhuma luta. Primeiro, deixou Quênia e Mongólia para trás por 5 x 0 e chegou à semifinal contra a China. Na disputa por vaga na final, novo 5 x 0 a favor das brasileiras. A decisão foi diante da Polônia: mais um 5 x 0 e o topo do pódio. 

'Acho que entramos desatentas e acabamos perdendo para a Rússia. Isso mexeu com o ego de todo mundo. Conversamos e voltamos focadas. Essa medalha é muito boa, principalmente por ser em cima das polonesas, pois tínhamos perdido para elas no campeonato civil. Esse título nos dá confiança para as disputas individuais", afirma Maria Portela, que já ganhou duas medalhas de ouro nos Jogos Mundiais Militares do Rio, em 2011, por equipes e no individual.

No masculino, a equipe nacional venceu todos os confrontos, mas o equilíbrio foi a tônica. Depois de um 5 x 0 sobre o Chile, o time formado por Charles Chibana, Leandro Cunha, Leandro Guilheiro, Eduardo Bettoni e Walter Costa dos Santos passou pelo Azerbaijão por 4 x 1, superou a anfitriã Coreia do Sul na semifinal por 3 x 2 e bateu a Mongólia por 4 x 1 na decisão. Na final, o Brasil não perdeu no tatame. O ponto da Mongólia foi anotado em W.O porque Leandro Guilheiro se lesionou na semifinal e não pôde disputar a última luta. 

"Estou muito satisfeito com o resultado. A palavra é superação. Mesmo com um judoca a menos na equipe e com adversários difíceis, conseguimos o ouro", afirmou o técnico da equipe, o capitão do Exército Rafael Pereira Bezerra.  

"Sabíamos que não seria uma competição fácil contra a Mongólia. Pegamos adversários difíceis, como a própria Coreia, dona da casa, mas nosso grupo tem qualidade", disse Leandro Cunha. As competições por medalhas individuais serão disputadas nesta segunda e terça-feira.