ASSINE
search button

Toronto desiste de sediar os Jogos Olímpicos de 2024

Prefeito desistiu por falta de apoio político e financeiro

Compartilhar

A cidade canadense de Toronto desistiu de tentar ser sede dos Jogos Olímpicos de 2024, informou o prefeito John Tory nesta terça-feira (15). "Eu acredito que um dia, Toronto será um grande palco para as Olimpíadas, mas não em 2024. O tempo está contra nós para conseguir o tipo de apoio que nós precisamos ter da comunidade para este tipo de ação. Eu não estou dizendo não aos Jogos Olímpicos. Estou dizendo 'não dessa vez", disse o líder.

    O anúncio formal da desistência ocorre poucas horas antes do fim do prazo dado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para que as cidades interessadas entrem na disputa. O prazo final é até a noite de hoje e amanhã (16) serão anunciados aqueles que permanecerão na disputa.

    Segundo o jornal "The Star", a desistência do prefeito teve ainda como motivo a saída de alguns patrocinadores interessados no projeto. A prefeitura estima que os gastos fiquem em torno de US$ 60 milhões, que deveriam vir, principalmente, do setor privado. O órgão também não teria encontrado respaldo no governo federal para tentar sediar o evento. A decisão ocorre a apenas dois meses de Toronto ter sediado, com sucesso, os Jogos Pan-Americanos. Até o momento, Roma (Itália) e Hamburgo (Alemanha) formalizaram suas intenções de sediar as Olimpíadas de 2024. Também anunciaram estar interessadas na disputa as cidades de Paris (França), Los Angeles (EUA) e de Budapeste (Hungria). (ANSA)