ASSINE
search button

CBF defende árbitros: "dirigentes ultrapassam os limites"

Compartilhar

A sequência de erros de arbitragem na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro obrigou a CBF a se manifestar publicamente nesta sexta-feira. Por meio de um comunicado assinado pelo presidente Marco Polo Del Nero, a entidade que regula o futebol brasileiro saiu em defesa dos homens do apito e refutou as acusações de favorecimento a equipes específicas na competição. “Temos a consciência que o erro pontual acompanhará sempre o árbitro de futebol porque ele é humano, não uma divindade”, diz a nota.

A CBF afirmou que “os jogadores, que são os verdadeiros ídolos, têm a elevada missão de ajudar a trazer o respeito de volta ao futebol por meio de ações éticas nos campos”. “Enquanto não entendermos isto, continuaremos a assistir a discursos inflamados. Muitas vezes feitos por dirigentes apaixonados que ultrapassam os limites e geram um clima de animosidade, amparado em inaceitáveis teorias da conspiração sobre favorecimentos a quem quer que seja”, declarou a entidade.

Na quarta-feira, o vice-líder Atlético-MG foi derrotado por 1 a 0 pelo Atlético-PR, dentro de casa, com um gol de pênalti anotado por Walter. Após o duelo, o árbitro Marcelo de Lima Henrique foi duramente criticado por jogadores, comissão técnica e membros da diretoria do Galo. O presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, cobrou publicamente o afastamento do chefe da comissão de arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, por conta de repetições de erros que teriam acontecido contra sua equipe.

No mesmo dia, o líder Corinthians venceu o Fluminense por 2 a 0, dentro de casa, e abriu uma diferença de sete pontos para o Galo. Os cariocas também fizeram pesadas reclamações após o assistente Fábio Pereira anular um gol do time tricolor quando o duelo estava 1 a 0 para o Timão. Em entrevista à Folha de S. Paulo, nesta sexta-feira, Pereira se desculpou pela falha. “Prejudiquei o jogo e a competição. Foi um erro duro, o grande erro da minha carreira. Lamento pelos profissionais que prejudiquei, pelos jogadores, pela diretoria. Eu me sinto culpado”, disse.

A CBF já havia comunicado na quinta-feira que cinco assistentes e um árbitro foram afastados dos gramados por conta dos erros cometidos nas partidas da 22ª rodada do Brasileiro. Eles terão de passar por um período de treinos teóricos e práticos antes de serem relacionados novamente para jogos oficiais. Entre os suspensos encontra-se o auxiliar Fábio Pereira, mas o juiz Marcelo de Lima Henrique foi poupado pela entidade.