ASSINE
search button

Tricampeã olímpica, Kerri Walsh quer silenciar Copacabana em 2016

Ainda em busca de classificação para os Jogos do Rio, atleta do vôlei de praia atração do Rio Open

Compartilhar

Kerri Walsh adora o Brasil e, especialmente, a torcida fanática por vôlei. Mas todo o trabalho na atual temporada, junto com a atual parceira April Ross, tem um só objetivo: transformar o grito brasileiro das arquibancadas em silêncio.

"Não me importo (com a torcida contra). Eles amam vôlei e é isso que eu levo dos torcedores brasileiros. Eles apreciam o esporte. Mas meu objeto é silenciar as arquibancadas", disse, às vésperas da abertura da chave principal do Rio Open, torneio que integra o Circuito Mundial 2015 e que serve de evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A etapa, que será realizada desta quarta (02.09) até domingo (06.09), vale pontos para o ranking que pode dar a Walsh a chance de chegar à quarta medalha seguida em Olimpíadas. Ela já tem três, todas de ouro, conquistadas com a antiga parceira Misty May em Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012. No caminho até cada uma delas, fortes times brasileiros deram trabalho à tricampeã olímpica.

"A gente sempre teve Estados Unidos x Brasil como uma rivalidade forte. Eu pude jogar contra Adriana (Behar) e Shelda na final de Atenas, quando ganhei minha primeira medalha de ouro, e é sempre uma honra jogar contra as brasileiras, especialmente pela paixão que os brasileiros têm pelo esporte. Meu objetivo aqui é chegar à final, é colocar nossa dupla em condições de lutar pelo ouro. Competir aqui será uma honra", projetou.

Caminho até 2016

Walsh explicou que a classificação para os Jogos Rio 2016 nos Estados Unidos depende da participação em 12 eventos do Circuito Mundial. Desses, serão considerados os dez melhores resultados, e as duas duplas que pontuarem mais carimbam o passaporte.  

"Mesmo com a minha lesão, este será meu sétimo evento. A maioria das duplas dos Estados Unidos já tem mais de dez. Estamos atentas ao calendário, mas no ano que vem ainda haverá três ou quatro Grand Slams e alguns Opens. É possível", disse.

A atleta se referiu a dois deslocamentos do ombro direito, primeiro em maio, no Grand Slam de Moscou (Rússia), e depois novamente no Major Series de Gstaad (Suíça), em julho. Para preservar o ombro, Walsh optou pelo saque por baixo e por ataques com a mão esquerda no Grand Slam de Long Beach, nos Estados Unidos, de 18 a 23 de agosto, quando ela e Ross foram derrotadas na final por 2 sets a 0 pelas brasileiras Larissa e Talita.  No Grand Slam de Olsztyn, na Polônia, dias depois, a dupla norte-americana ficou em quinto. 

Walsh disse que não está sentindo dores no ombro no momento, mas considera a lesão "um grande desafio que deixa o time ainda mais forte".

Mãe, esposa e atleta

Mesmo sem a vaga garantida em 2016, a jogadora de 37 anos fala com naturalidade sobre a hipótese de se despedir da areia após os Jogos do Rio.

"Não sei se serão meus últimos jogos. Se tivesse que apostar, apostaria que serão meus últimos. A questão é: amo o que faço, mas tenho que falar com a minha família, porque ficar longe do marido e dos filhos tem sido mais e mais difícil", revelou.

A atleta é casada com Casey Jennings, também jogador de vôlei de praia, e tem três filhos: Joseph Michael, 6 anos, Sundance Thomas, 5, e Scout Margery, 2. Segundo Walsh, cada vez mais as vitórias como atleta só têm sentido com a participação da família, como no momento que ela elegeu o mais marcante da trajetória olímpica.

"Foi logo após vencer em Londres. Meu marido se aproximou com meus dois filhos, Misty segurou os meninos, eu beijei meu marido e meus pais estavam lá, meu irmão, minha família. Meu mundo estava lá, olhamos uns para os outros e dissemos: 'chegamos até aqui juntos. São só duas pessoas na quadra, mas há muito por trás da vitória'. Aquele momento, que eu dividi com meus filhos e com todo mundo que eu amo, foi muito abençoado", recordou.

Kerri leva uma vida simples e "praiana" em Manhattan Beach, na Califórnia. Ela se esforça para ter hábitos saudáveis, como comer e dormir bem. No esporte, o segredo, segundo ela, é mais do que conhecido: colocar o coração em cada lance. E é assim que ela espera retornar a Copacabana em 2016.

Como as duplas mais bem ranqueadas no mundo atualmente são brasileiras (Ágatha/ Bárbara e Larissa/Talita), ela sabe que um grande confronto Brasil x Estados Unidos é bem provável nos próximos Jogos Olímpicos, mas desta vez com a "casa cheia" a favor dos donos da casa.  

"Estou esperando Jogos Olímpicos incríveis. Sou uma grande fã deste país e do Rio, sei que vocês serão anfitriões incríveis. Quero me classificar para voltar aqui e viver essa experiência. Se a gente se classificar, nossa missão é o ouro. Sei que será um imenso desafio, mas são os desafios que nos fazem mais fortes", afirmou.

Kerri Walsh e April Ross (prata em Londres-2012) estreiam no Rio Open nesta quinta-feira (03.09). Nesta quarta (02.09), o torneio qualificatório definiu oito times para fase de grupos.