ASSINE
search button

Intercâmbio com o vôlei olímpico faz modalidade crescer na versão sentada

Atletas contam como troca de experiência ajuda na profissionalização dos paralímpicos

Compartilhar

Modalidade estreante em Parapan-Americanos, o vôlei sentado feminino busca se popularizar no continente. No Brasil, atletas e técnicos da versão olímpica ajudam na profissionalização da modalidade. Das 12 jogadoras que representam a seleção em Toronto, metade jogou da forma convencional. 

O próprio presidente da Confederação Brasileira de Vôlei para Deficientes (CBDV), Amauri Ribeiro, ex-jogador da seleção olímpica, convidou o atual treinador da equipe feminina do Rio-Sul, que disputa a Superliga, para ser assistente técnico da equipe paralímpica. Spencer Lee topou. 

“O vôlei é um esporte brasileiro e elas jogam muito bem. O que precisa para o Brasil alcançar um momento melhor para brigar por medalhas em paralimpíadas e mundiais é um pouco do pensamento do alto rendimento, com profissionalização da estrutura”, analisa Lee, que já vê um crescimento da seleção após o sexto lugar no Mundial de 2014, na Polônia, melhor resultado da história. Ele espera que a troca de experiências possa desenvolver ainda mais o vôlei sentado feminino. 

“A expectativa é de que essa mistura possa dar uma condição melhor nas Paralimpíadas do ano que vem e que a gente consiga brigar por medalha. Será um legado se a gente conseguir que o vôlei paralímpico brasileiro seja uma escola, uma referência, como é no olímpico. As conquistas darão essa credibilidade”, projeta o assistente técnico, que coloca Estados Unidos e China como as atuais potências na modalidade.

Espelho

Para o técnico da seleção masculina, Fernando Guimarães, irmão do treinador José Roberto, o intercâmbio entre os vôleis têm ajudado em diversos aspectos. “Hoje os meninos estão mais focados, com consciência da importância dos cuidados da parte física, psicológica, estão tendo uma leitura melhor do jogo, da parte tática. O Anderson, o Fred e o Levi são exemplos. Ouvi uma ou outra pessoa falar que eles iriam tirar espaço dos deficientes, mas não vão. Os deficientes gostam de ver os caras jogarem. É importante este espelho de jogadores que foram profissionais, que sabem o que é ser atleta de alto rendimento”. 

O treinador levou a experiência das equipes que passou e tentou adaptar a estratégia para o vôlei sentado. “Eu não inventei nada, a parte tática não muda, o que fiz foi trazer modelos dos times e da seleção feminina que deram certo e a gente tentou adaptar. Temos algumas coisas diferentes, o jogo é mais dinâmico porque é no chão e a bola vai e volta mais rápido. O deslocamento é mais fácil para trás do que para frente, diferentemente de quando se está de pé. Foi um aprendizado que a gente não tinha”. 

  Primeiro contato

A capitã da seleção feminina, Suellen Lima, nasceu com má formação na mão esquerda, o que não a impediu de disputar jogos regionais de vôlei convencional. Foi durante um desses torneios, em 2006, que ela foi convidada a fazer testes na seleção paralímpica. Para ela, falta ampliar o número de praticantes. 

“É uma modalidade em que ainda faltam atletas, principalmente no feminino. Poderia ter um universo maior. A gente sabe que há pessoas com deficiência, mas é difícil encontrar quem queira sentar para jogar. No feminino a gente tem no cenário nacional poucas equipes, poucas meninas”, disse a atacante, que trabalha também como professora de educação física. 

A maneira como a atacante Jani Batista começou a praticar a modalidade exemplifica as diferentes formas e as dificuldades de captação de atletas. Em 2007, ela morava em Alvorada do Norte (GO), quando sofreu um acidente de moto que levou os médicos a amputarem sua perna esquerda. Ela foi para Goiânia buscar uma prótese, quando o dono da loja, também amputado, falou sobre o vôlei paralímpico. “Ele me falou que tinha o vôlei sentado. Eu pensei: Como assim? Até então não conhecia. Mas, depois que comecei me apaixonei”.

 Captação de talentos

Atleta pioneiro no vôlei sentado brasileiro, Renato Leite sempre praticou esportes. Com mais de 400 jogos pela seleção desde 2002, ele chega ao quarto Parapan e conta que visitava associações médicas e hospitais para deficientes para captar talentos para o vôlei sentado. 

“Hoje não consigo mais dar palestras motivacionais, mas minha ideia é levar o movimento paralímpico para escolas públicas. Ainda tem muita gente em casa que não conhece a modalidade. Fiz muito isso até 2011, mas trabalho numa instituição financeira nove horas e depois treino, não tenho mais esse contato”. 

Para ele, o vôlei tem uma dificuldade a mais por causa da técnica exigida na modalidade. “O gesto técnico do vôlei não se aprende na infância. São movimentos específicos. Você aprende a correr, saltar desde pequeno. No vôlei não. Quem tem uma base leva vantagem”. 

Ele vê uma nova tendência surgindo. “Hoje nosso esporte consegue alcançar várias pessoas, com a divulgação do movimento paralímpico. E atletas do vôlei em pé, com alguma lesão, às vezes praticam o vôlei sentado. Ele passa por uma junta médica que o classifica com deficiência mínima e cada time pode ter dois jogadores dessa classe”. 

É o caso de Anderson Ribas, que já ganhou duas Superligas, mas devido a desgastes no joelho começou a jogar o vôlei sentado e é classificado na classe mínima de forma permanente. Com 2,12m, ele explica que demorou a se adaptar ao esporte. 

“Eu aprendi a jogar com a perna esquerda na frente, que é a pior, e a direita trabalhando. Ela faz um gancho que permite girar. Meu movimento é do vôlei em pé, meu movimento de braço termina em baixo e tenho que parar em cima. Aqui você bate na bola para cima, ou reto, não para baixo”. Ele conta que o tamanho também dificulta para puxar a perna nos deslocamentos, mas a posição em quadra é pré-estabelecido para ter espaço para todos. 

Segundo o assistente técnico Spencer Lee, o Centro de Treinamento Paralímpico que está sendo construído em São Paulo será um marco para as seleções. Hoje a equipe nacional feminina treina em parceria com uma universidade de Guarulhos (SP) e a masculina com uma instituição em São Bernardo (SP), durante alguns dias por mês. “Acredito que quando estiver pronto, daremos um largo passo para essa logística, essa estrutura, que vai facilitar a compreensão sobre a importância do profissionalismo”. 

Ao todo, dos 24 atletas das duas equipes que representam o país no Parapan, 21 recebem Bolsa Atleta. No Brasil, são 79 beneficiados no vôlei sentado, o que dá um investimento de R$ 1,4 milhão do Ministério do Esporte.