ASSINE
search button

Michel Platini também disputará a presidência da Fifa

Compartilhar

Atual presidente da Uefa, o ex-craque francês Michel Platini vai concorrer à presidência da Fifa em fevereiro do ano que vem. Especulada desde que estourou o escândalo de corrupção na principal entidade do futebol mundial, a candidatura foi confirmada à ANSA por fontes próximas ao ex-jogador. Segundo elas, o anúncio oficial deve ocorrer nesta quarta-feira (29).    

"Michel decidiu. Ele vai enviar um email a todas as federações e depois oficializará sua candidatura", disseram. Platini teria sido encorajado a entrar na disputa por várias associações filiadas à Fifa, que se reuniram no último fim de semana em São Petersburgo, na Rússia, para o sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.    

A votação acontece no dia 26 de fevereiro de 2016, e os postulantes têm até 26 de outubro deste ano para confirmarem suas chapas. Platini será o primeiro candidato a entrar oficialmente na briga, mas o príncipe da Jordânia Ali bin Al Hussein, derrotado por Blatter no pleito de maio passado, e os ex-jogadores Diego Maradona e Zico já manifestaram sua vontade de concorrer.    Outro que disse querer disputar o comando da entidade foi o presidente da Associação Liberiana de Futebol (LFA, na sigla em inglês), Musa Bility, que defende uma candidatura única entre os países africanos.    

Nesta terça-feira (28), Zico encaminhou uma carta à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedindo apoio da entidade à sua campanha. Para concorrer, o candidato precisa ser indicado por uma associação nacional e receber o suporte de outras quatro.