ASSINE
search button

Atleta nada do Leme ao Pontal, 35 km, como esquenta para travessia do Canal da Mancha 

Major da Aeronáutica,tenta ser o primeiro a cruzar o Rio de Janeiro a nado, sem a roupa de borracha

Compartilhar

O atleta Adherbal Treidler da Equipe Navegantes vem treinando pesado para atravessar o Canal da Mancha no mês de setembro. Além dos treinos na piscina e na praia de Copacabana, o atleta vai nadar do Leme ao Pontal apenas de sunga. Vale ressaltar que esse percurso foi realizado apenas pelo Luiz Lima, que na ocasião utilizou roupa de neoprene.

Adherbal está se preparando para cruzar o Canal da Mancha e caso conclua o percurso, será o primeiro atleta do sexo masculino do estado do Rio de Janeiro e único militar, a ter completado o feito. Essa travessia é considerada o “Everest da natação”. Até o momento somente 20 brasileiros cruzaram o Canal a nado.

Mais sobre o atleta:

Adherbal é major da Aeronáutica, tem 42 anos e até os 18 anos era atleta profissional apoiado pela extinta Universidade Gama Filho. Precisou se afastar da natação para focar na carreira militar; casou-se e é pai de quatro filhas. Tendo se separado precisou, por razões complexas, dedicar-se sozinho a guarda das filhas o que lhe custou um delicado período de adaptação: o oficial atleta teve até mesmo de superar depressão e sobrepeso. Com o estímulo de amigos voltou a nadar.

Seu espírito competitivo e memória corporal fez com que voltasse rapidamente a competições de ponta. Após uma dura experiência de superação na tradicional Prova 14 Bis em 2014 (24 Kms - entre Bertioga e Guarujá/Base de Santos) decidiu  fazer  a  travessia  do  Canal  da Mancha. Assumiu o expressivo investimento inicial até concluir sobre o diferencial e se transferir para a Equipe Navegantes; então, recebeu suporte técnico e indicação para patrocínios, como o da MAP Consultoria & Projetos, maior apoiadora. 

Treinamento:

Os treinos, de aproximadamente  três a quatro horas diárias, acontecem  entre  o  Sport Club Mackenzie,  a piscina  de uma unidade da  Aeronáutica (Campo  dos  Afonsos),  e  na praia de Copacabana. O atleta é submetido a diferentes condições climáticas e de temperatura da água (a travessia do Canal da Mancha não permite uso de trajes de neoprene) e realiza treinos até em mar aberto. Além disso o nadador também recebe acompanhamento médico e  nutricional, assim como  suporte psicológico, potencializando as chances de sucesso na travessia.

Sobre o Canal da Mancha:

A área marítima do Canal da Mancha escolhida para a tentativa de travessia indica 36 Kms de distância entre as costas inglesa e francesa, com incidência de fortes correntezas, fazendo com que o nadador frequentemente tenha de enfrentar desvios de trajetória, o que tende a aumentar a distância do percurso para cerca de 40 Kms; a temperatura da água costuma estar em torno de 16°C. Considerando todos os fatores, o tempo estimado para a travessia  é de  11 horas.  Esse cenário faz com que a  travessia  seja  uma maratona a ser enfrentada com muita estratégia. Naturalmente, a realização dessa complexa empreitada exige que se cumpra uma logística detalhada e muito bem planejada.