ASSINE
search button

Palmeiras consegue embalo pós-clássico e derrota Chapecoense

Marcelo Oliveira consegue segunda vitória seguida no Allianz Parque

Compartilhar

O Palmeiras  parece, enfim, ter encontrado um equilíbrio no Campeonato Brasileiro. Muito criticado por vencer com sobras alguns clássicos e tropeçar nas partidas seguintes, a equipe comandada por Marcelo Oliveira conseguiu acabar com esse estigma e embalou duas vitórias seguidas nesta quarta-feira, ao bater a Chapecoense por 2 a 0 no Allianz Parque. Egídio e Cristaldo marcaram os gols do triunfo.

Embalado, o Palmeiras subiu para o nono lugar na tabela, agora com 15 pontos conquistados, deixando para trás justamente a Chapecoense, que caiu para a décima posição, com 13. Na próxima rodada, o clube paulista faz um confronto direto contra a Ponte Petra, no domingo, às 18h30 (de Brasília), na Arena Pantanal. Já os catarinense encaram o embalado, mas ainda na zona da degola, Vasco, no sábado, às 21h, na Arena Condá.

A torcida palestrina já estava acostumada com as brincadeiras de rivais. Era só vencer um clássico para na sequência derrapar e esfriar o ânimo dos palmeirenses. Foi assim contra o São Paulo, no Campeonato Paulista, e Corinthians, pela Série A. No primeiro, o Palmeiras venceu por 3 a 0, mas foi "acusado" de subir o salto e acabou derrotado pelo Red Bull Brasil na rodada seguinte. Contra os rivais alvinegros foi a mesma história. Vitória dominante na Arena em Itaquera, mas na sequência um empate com o Internacional e uma derrota para o Figueirense. Nesta quarta, no entanto, foi diferente...

O Palmeiras fez um primeiro tempo parecido com aquele desempenhado contra o São Paulo, no último domingo. Apesar de um bom volume, deixou espaços no setor defensivo e viu a Chapecoense assustar em alguns momentos. Repetindo o roteiro do clássico, os donos da casa conseguiram abrir o placar perto dos 30min em um lance muito parecido. Assim como Leandro Pereira, Egídio ficou com com a sobra, bateu e contou com um desvio da zaga para marcar.

Na etapa final, o Palmeiras tentou voltar com a mesma intensidade, mas sentia dificuldades para criar lances perigosos e começava a sofrer com investidas da Chapecoense. Preocupado, o técnico Marcelo Oliveira fez alterações e não demorou para ver o resultado. Ele colocou Zé Roberto e Cristaldo nos lugares de Dudu e Leandro Pereira, respectivamente. E o argentino, novamente, brilhou. Depois de um minuto em campo, ele virou o jogo para Egídio, que cruzou para Robinho desviar e sobrar para o próprio Cristaldo dar números finais.

Que fase!

Após brilhar no clássico contra o São Paulo, quando distribuiu três assistências, Egídio voltou a ser destaque no Allianz Parque. Seguro na defesa, o lateral esquerdo teve uma boa participação no setor ofensivo e marcou um dos gols da vitória palestrina. Após cobrança de lateral, Leandro Pereira desviou de cabeça, Dudu ajeitou e o camisa 66 contou com um desvio da zaga catarinense para balançar as redes.

Egídio desligou-se do Dnipro, da Ucrânia, por não receber salários e assinou contrato em março com o Palmeiras até o final de 2017. Ao chegar, mesmo sob o comando de Oswaldo de Oliveira, já colocou o veterano Zé Roberto no banco de reservas. Com a contratação de Marcelo Oliveira, que foi bicampeão brasileiro ao lado do lateral no Cruzeiro, o jogador viu o desempenho pessoal evoluir e agrada cada vez mais a torcida.

Artilheiro de saída?

Ele começou no banco de reservas. No entanto, mais uma vez entrou na etapa final e deixou a marca na partida. Isso com apenas um minuto em campo. Apesar de não possuir confiança dos técnicos do Palmeiras - já havia virado opção com Oswaldo de Oliveira -, Cristaldo costuma mostrar estrela quando entra. Foi assim contra São Paulo e Chapecoense, nesta quarta. Além disso, é o artilheiro da equipe no ano, com 11 gols.

Mesmo assim, por incrível que pareça, ele pode estar de saída do clube. Contratado em 2014 a pedido do então treinador Ricardo Gareca, Cristaldo nunca chegou a se firmar na posição de centroavante do Palmeiras e perdeu ainda mais espaço com as recentes chegadas de Alecsandro e Lucas Barrios, que está acertado verbalmente com os paulistas. Marcelo Oliveira, no entanto, tem gostado do desempenho do argentino e deve pedia a permanência. E aí, será que ele fica?