ASSINE
search button

I Encontro Nacional pela Paz no Futebol tem inscrições abertas

Compartilhar

Um dos principais motivos pelo afastamento de torcedores dos estádios, a violência nos campos desportivos será o tema do I Encontro Nacional pela Paz no Futebol, que será realizado no dia 26 de junho, das 9h às 17h, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Com entrada franca, o encontro já está com as inscrições abertas. O evento contará com a presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurelio Bellize, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e do senador e ex-jogador Romário de Souza Faria, entre outros.

A palestra de abertura será feita pelo ministro Luiz Fux, que falará sobre “Aspectos da Tutela Processual e o Direito Desportivo”. Em seguida, será a vez de o ministro Marco Aurélio Belizze, o desembargador do TJRJ Marcus Basílio e o senador Romário de Souza Faria discorrerem sobre o tema “Aspectos criminais e desportivos no Estatuto do Torcedor e meios concretos de combate à violência”. Encerrando o período da manhã, serão abordadas as “Ações coletivas no âmbito do Estatuto do Torcedor – Mordaça X Liberdade de Expressão” pelos professores Paulo Cézar Pinheiro Carneiro e Alexandre Martins Flexa, pelo advogado Bruno Calfat e pelo presidente do Fluminense Football Clube, Peter Siemen.

No período da tarde, o jornalista Paulo Schimitt abre os trabalhos falando sobre “A visão da imprensa e os desdobramentos da violência no futebol”. O painel seguinte abordará a “Responsabilidade civil e desportiva dos clubes e entidades de administração do futebol por atos das torcidas organizadas”, com os desembargadores José Carlos Maldonado e Antonio Jayme Boente, o juiz titular do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos, Marcelo Rubiolli, o procurador do Estado, Flávio Willemann, o professor Anderson Schreiber e o diretor do Botafogo de Futebol e Regatas, Gustavo Noronha.

Finalizando o evento, o presidente do Superior Tribunal de Justiça desportiva do Futebol (STJD), Caio Rocha, o auditor do STJD Paulo César Salomão Filho e o presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama, Eurico Miranda, falarão sobre “O cenário nacional da violência no futebol sob o prisma do STJD”.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Emerj (www.emerj.tjrj.jus.br). Mais informações podem ser feitas pelos telefones 3133-3369 e 3133-3380. O evento será realizado no auditório Antonio Carlos Amorim, localizado na Av. Erasmo Braga, 115, 4º andar, Centro.